Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Comando da ONU conversa com Coreia do Norte sobre soldado norte-americano Travis King

Placeholder - loading - Soldado Travis King em foto sem data obtida pela REUTERS
Soldado Travis King em foto sem data obtida pela REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Por Hyunsu Yim

SEUL (Reuters) - O Comando da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Coreia do Norte começaram a discutir o caso de Travis King, o soldado norte-americano que cruzou a fronteira para o lado norte-coreano na semana passada, disse o vice-comandante do órgão liderado pelos Estados Unidos que supervisiona a trégua da Guerra da Coreia nesta segunda-feira.

King, um soldado do Exército norte-americano servindo na Coreia do Sul, correu para a Coreia do Norte em 18 de julho durante uma visita à Zona Desmilitarizada na fronteira intercoreana, colocando Washington em um novo dilema diplomático com a Coreia do Norte.

As conversas entre o comando e os militares da Coreia do Norte foram iniciadas e conduzidas por meio de um mecanismo estabelecido sob o armistício da Guerra da Coreia, de acordo com o tenente-general Andrew Harrison, oficial do Exército britânico servindo como vice-comandante da força multinacional.

'A principal preocupação para nós é o bem-estar do soldado King', disse Harrison em coletiva de imprensa, recusando-se a entrar em detalhes sobre o contato com a Coreia do Norte.

'A conversa começou com o KPA por meio dos mecanismos do acordo de armistício', disse Harrison, referindo-se ao Exército Popular da Coreia do Norte.

'Não posso dizer nada que possa prejudicar esse processo.'

A mídia estatal da Coreia do Norte, que costuma fazer comentários sempre que cidadãos norte-americanos são detidos, tem mantido silêncio sobre King.

O incidente ocorre em um momento de grande tensão na península coreana. Na semana passada, a Coreia do Norte realizou testes de mísseis balísticos horas depois que um submarino com armas nucleares dos EUA chegou a um porto sul-coreano.

Foi a primeira visita desse tipo desde a década de 1980 e serviu como um lembrete contundente ao Norte de que Washington sempre tem mísseis com capacidade nuclear posicionados a uma curta distância de ataque.

King cumpriu detenção na Coreia do Sul sob a acusação de agressão e danos à propriedade pública e deveria voltar para sua base em Fort Bliss, no Estado do Texas, na semana passada, para enfrentar uma ação disciplinar.

No sábado, a Coreia do Norte disparou uma série de mísseis de cruzeiro em direção ao mar a oeste da península coreana. Nesta segunda-feira, outro submarino de capacidade nuclear dos EUA chegou à Coreia do Sul.

No final da semana passada, a Coreia do Norte alertou que a implantação de porta-aviões, bombardeiros ou submarinos de mísseis norte-americanos na Coreia do Sul poderia atender aos critérios para o uso de armas nucleares.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia "Operação Vingança" e outras estreias da semana

"Operação Vingança" e outras estreias da semana

Toda quinta-feira, novas produções entram em cartaz nos cinemas brasileiros. Para você não perder nada, a Antena 1 listou alguns dos principais lançamentos desta semana.

Operação Vingança

Rami Malek, que venceu o Oscar em 2019 pelo papel de Freddie Mercury em “Bohemian Rhapsody”, estrela “Operação Vingança”. Desta vez, ele vive um especialista em criptografia da CIA que, após ter a esposa assassinada em um ataque terrorista, decide se vingar.

Drop: Ameaça Anônima

Em seu primeiro encontro desde que se tornou mãe viúva, Violet recebe insistentes mensagens anônimas pelo celular. O remetente pede segredo e passa orientações, ameaçando de morte todos que ela ama.

Força Bruta: Punição

Em “Força Bruta: Punição”, o detetive Ma Seok-do se junta à Equipe de Investigação Cibernética para prender Baek Chang-ki, um ex-mercenário e chefe de uma organização de jogos de azar online.

Não Entre

Para os fãs de terror, “Não Entre” acompanha os amigos Aldo e Cristian, que sonham em ser YouTubers famosos. Em busca de audiência, eles decidem gravar em uma casa abandonada, onde se deparam com eventos paranormais aterrorizantes.

As Aventuras de uma Francesa na Coreia

Isabelle Huppert dá vida a uma francesa que supera suas dificuldades financeiras ensinando francês a duas mulheres na Coreia do Sul. “As Aventuras de uma Francesa na Coreia” venceu o Grande Prêmio do Júri no último Festival de Berlim.

1 H
  1. Home
  2. noticias
  3. comando da onu conversa com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.