Como a astrofísica pode ajudar a tratar o câncer
Ao usar nanopartículas, a ideia é, simultaneamente, detectar a doença e eliminá-la
Publicada em
De acordo com o jornal colombiano ‘’El espectador’’, cientistas de várias áreas se reuniram para adaptar os métodos astrofísicos e buscar tratar tumores. Os autores da ideia, que virou um artigo científico, demonstraram a possibilidade de usar os programas para o estudo da transferência de radiação no espaço no campo do diagnóstico e na terapia do melanoma, utilizando nanopartículas.
Os resultados do trabalho foram apresentados ao público no Congresso da Real Sociedade Astronômica da Grã-Bretanha.
O método com nanopartículas que combate os tumores possui uma abordagem médica que combina diagnósticos personalizados e terapia. Partindo dessa premissa, um medicamento deverá ajudar, ao mesmo tempo, a identificar a enfermidade e a se livrar dela, enquanto se adapta a um paciente em específico.
Entre outras coisas, o esperado é que as nanopartículas possam auxiliar no diagnóstico e no tratamento de tumores. Os especialistas acreditam que poderão permitir a identificação do tecido enfermo nas imagens, servindo como um agente de contraste, e serão responsáveis pela sua destruição. De modo, que dispersarão a luz e matarão as células próximas delas mesmas, mediante ao aquecimento.
SALA DE BATE PAPO