Confira os vencedores do BRIT Awards 2020
Premiação teve Lewis Capaldi como maior vencedor
Publicada em
Nesta terça (18) aconteceu a 40ª edição do BRIT Awards, principal premiação da indústria musical do Reino Unido. O comediante Jack Whitehall apresentou pelo terceiro ano consecutivo a cerimonia que teve os 13 prêmios das outras edições reduzidos para nove, além de que o voto popular foi retirado e uma comissão de especialistas em música que votam nos artistas, segundo o comitê, a decisão foi tomada para “dar controle artístico completo aos artistas sobre suas performances”.
Veja também: Billie Eilish canta pela primeira vez tema de 007 no BRIT Awards
Houve certa controvérsia nas indicações, já que nas categorias de gênero neutro, Melhor Grupo, Melhor Artista Revelação e Álbum do Ano, os indicados foram majoritariamente homens, causando certa tensão nas escolhas do júri formado por especialistas. Mesmo assim, a premiação foi elogiada por ter bastante diversidade de gênero musical, passando do pop ao rap.
Os ganhadores foram:
ÁLBUM DO ANO
“Psychodrama” de Dave. O cantor de rap, Dave Orobosa, passou por todas as expectativas ao vencer de Lewis Capaldi e Harry Styles. A crítica especializada deu notas que foram do 8 ao 10, dizendo que a produção do rapper era forte e inteligente.
CANÇÃO DO ANO
“Someone You Loved” de Lewis Capaldi. A sensação do pop britânico no auge de seus 23 anos foi a pedra no sapato de artistas como Ed Sheeran, Rag’n’Bone Man, Mark Ronson e Sam Smith. A potência vocal de Capaldi é surpreendente, trazendo um tom melancólico e forte na canção que alcançou o topo de diversas paradas mundo a fora.
ARTISTA REVELAÇÃO
Lewis Capaldi. O cantor britânico que está arrasando corações e a crítica se destacou ao ponto de ser o grande ganhador da noite, vencendo Mabel e Sam Fender. Já era esperado pelo grande apresso que ele anda recebendo mundo a fora e pelas posições altíssimas nos rankings mundiais.
ARTISTA MASCULINO SOLO BRITÂNICO
Stormzy. Mais uma surpresa da noite, Stormzy é um cantor de R&B e hip hop, o que tirou os olhos dos cantores Harry Styles e Lewis Capaldi, que também concorriam na categoria.
ARTISTA FEMININA SOLO BRITÂNICA
Mabel. Um sucesso pop, Mabel foi a única que se apresentou das cantoras indicadas, o que já sugeria sua vitória sobre as demais. Freya Ridings estava também na categoria, mas a dona do hit “Don’t call me up” levou a estatueta.
ARTISTA MASCULINO SOLO INTERNACIONAL
Tyler, the Creator. Com um dos melhores discos de rap da década, o cantor estava entre os favoritos na competição, mas seu nome estava confrontando nomes como Bruce Springsteen, que faz muito sucesso no Reino Unido, e Post Malone, que dispensa comentários. Porém, Tyler superou a expectativa e ganhou a estatueta.
ARTISTA FEMININA SOLO INTERNACIONAL
Billie EIlish. Continuando sua campanha de surpreendentes vitórias nas premiações, Eilish era a principal cotada da noite pelo seu histórico no Grammy 2020. A cantora venceu incríveis artistas como Lizzo e Lana Del Rey.
MELHOR GRUPO BRITÃNICO
Foals. A banda inglesa de rock alternativo era uma das favoritas para o prêmio, apesar da competição envolver o poderoso Coldplay. Seu som se consiste no experimentalismo característico da crescente leva de artistas na pegada alternativa, mas mesmo com marcas, o som é bastante autêntico e gostoso de ouvir.
ESTRELA EM ASCENSÃO
Celeste. Essa premiação se originou da categoria “Escolha da crítica”, sendo assim, o artista premiado já era anunciado antes da cerimonia e performava ao vivo antes de receber o prêmio. A cantora Celeste é conhecida pelo hit “Strange”, que garantiu sua entrada na gravadora Bank Holiday Records, de Lilly Allen.
SALA DE BATE PAPO