Confira quais alimentos auxiliam a largar o cigarro
Consumir frutas e verduras pode ajudar quem visa abandonar o vício
Publicada em
Deixar de fumar não é uma decisão fácil de ser tomada, muito menos mantida a longo prazo. Pensando nisso, separamos algumas dicas, publicadas incialmente em um portal espanhol e amparadas pela ciência.
Aliados do campo da nutrição, que podem deixar essa missão menos árdua são: a laranja, a mexerica e os produtos fontes de vitamina C, pois, são capazes de minimizar os efeitos do fumo no organismo humano. Outros itens benéficos em relação a esse objetivo são: substâncias bioativas ou fotoquímicos vegetais.
No geral, certos alimentos, quando incorporados a dieta de quem fuma, podem ajudar a deixar o hábito de lado.
Segundo o pesquisador do departamento de Saúde Comunitária e hábitos saudáveis da Universidade de Búfalo, dos Estados Unidos, Jeffrey P. Haibach, uma coisa comum é que o viciado em cigarro, geralmente, confunde a fome com a vontade de fumar. Uma teoria relacionada ao estudo, feito com mais de um milhão de adultos fumantes, concluiu que ao adotar uma dieta saudável, repleta de frutas e verduras, a probabilidade de deixar de fumar se multiplicava por três.
Motivos
Além das frutas e verduras serem repletas de fibra, o que faz com que a sensação de saciedade cresça. Há outro aspecto: muitos alimentos dos grupos alimentares pioram o sabor do tabaco.
Um outro estudo, publicado no Journal Nicotine & Tobacco Research, traz uma lista com itens úteis para quem tem essa missão. Além das frutas, como a laranja, e as verduras, já citadas, o ideal é consumir certos produtos lácteos.
Em contrapartida, aqueles que possuem tal foco, devem se afastar de alimentos que potencializem a vontade de fumar, como a carne, o álcool ou o café.
Para especialista do exterior, não é que uma dieta tenha o poder, diretamente, de levar alguém a se afastar do cigarro, porém, isso pode ser uma ferramenta que auxilia nesse processo.
SALA DE BATE PAPO