Conheça a história por trás de Layla, sucesso de Eric Clapton
Por incrível que pareça, a música não foi escrita para uma mulher chamada Layla
Publicada em
Todos os bons fãs de rock conhecem a música Layla, um dos grandes sucessos de Eric Clapton e da banda Derek and The Dominos. A música trata sobre um amor não correspondido, porém a história por trás dela revela muito mais detalhes.
A música foi escrita para Pattie Boyd, esposa do guitarrista dos Beatles George Harrison. George e Pattie eram quase vizinhos de Eric num subúrbio londrino de casas de luxo, e os músicos acabaram desenvolvendo uma amizade no meio musical que fez com que fossem constantemente na casa um do outro.
Sobre Pattie
Pattie Boyd foi o ícone da moda da Inglaterra e da Europa como um todo nos anos 60. Sua beleza e estilo influenciaram diversas tendências e inspiraram um sem número de representações artísticas, como o visual das personagens no filme Blow-Up (1967, dir. Michelangelo Antonioni), retrato da moda e do desencanto da época, que no Brasil foi traduzido para Depois Daquele Beijo.
Mas a influência da modelo também foi extremamente forte na música, inspirando grandes sucessos como Wonderful Tonight, de Clapton, e For You Blue, dos Beatles.
O estreitamento da relação
A proximidade de Clapton com o casal acabou gerando uma paixão platônica com Pattie, que se manifestou em uma carta de amor na primavera de 1970, mas não surtiu muito efeito e só deixou o clima entre os dois mais estranho.
Com isso, o habilidoso guitarrista acabou indo em para Miami gravar com a banda Derek and The Dominos o álbum Layla and Other Assorted Love Songs, do mesmo ano, no qual uma das faixas é a música da qual falamos aqui. Confira a performance de Eric em seu álbum Unplugged:
Quando Eric mostrou a letra para a amada esposa de seu amigo, foi surpreendido com uma reação de vergonha e rejeição, que foi a gota d’água para que o músico entrasse numa espiral de vício em heroína por anos.
A volta por cima e o engate do relacionamento
Após se recuperar do vício, voltou a buscar por Pattie, afinal seu desejo por ela nunca desapareceu. Com o casamento dela já colapsado, George nem mesmo se sentiu triste ao ver sua esposa ir embora com seu melhor amigo, chegando a tocar no casamento dos dois em 1979.
Mas de onde veio Layla?
Depois de toda essa história, o fato do nome Layla nunca ser citado torna tudo muito confuso - quem é ela?
O nome escolhido por Clapton para representar Pattie vem na verdade de um antigo poema persa intitulado Layla e Majnun, escrito em 1188 pelo poeta Nizami Ganjavi. A história conta a história de um amor impossível entre uma princesa e um plebeu, que acaba enlouquecendo por não poder ficar com sua amada.
Trocar o nome de Pattie por Layla não somente mantinha o amor dos dois disfarçado, mas também traduzia todo o sentimento de Eric por ela. Isso nos mostra como a arte, a vida e a história estão sempre unidas, sendo impossível entender uma sem a outra.
Se você quer conhecer mais histórias curiosas como essa, não se esqueça de ficar ligado na Antena 1, a rádio online mais ouvida do Brasil!
Veja Também:
Red Hot Chilli Peppers anuncia novo álbum e nova turnê mundial
Apple disponibiliza aos usuários a opção de excluir contas nos apps
Escrito por Luccas Franco Comitre
SALA DE BATE PAPO