Conheça o K-pop: estilo musical que ganhou o mundo
BTS e BlackPink são os gigantes da indústria musical e levam o ritmo ao mundo
Publicada em
O gênero asiático Korean Pop - ou traduzido para o português o pop coreano - vem impactando mais e mais o cenário da música internacional, com muitos grupo que o compõe, uma das maiores bandas do mundo, BTS e BlackPink atualmente são dois dos grandes responsáveis pelo sucessos do país.
Depois de décadas de dificuldades financeiras provenientes da Guerra das Coreias, colonialismo e a crise econômica que se alastrava na Ásia, a Coreia do Sul aos poucos começou a se reerguer por meio de diversas estratégias administrativas e investimentos na população com acréscimo de assistências externas majoritariamente dos Estados Unidos.
Uma das eficientes estratégias implantadas pelo governo coreano foi na cultura, especificamente na parte musical, após o fenômeno do grupo Seo Taiji Boys, considerado o primeiro e grande precursor do K-pop no mundo. Muito do sucesso da banda foi derivado de suas apresentações singulares com dança, pop e muito hip-hop, que diferiam totalmente das músicas patriotas que passavam na tv.
O encanto ao público foi tão grande que a magnitude do trio influenciou com que pensassem nos benefícios que poderiam surgir a partir disso. E então, Lee Soo Man foi quem não parou de pensar nessa mudança cultural e propôs que o país passasse a comercializar suas músicas ao mundo e investirem esse grande potencial que tinham em suas mãos.
Confira: Kacey Musgraves é o novo lançamento da Antena 1
Logo, em 1997 a Coreia começou a investir bastante na cultura, o que criou em alguns anos a“Hallyu Wave” que possibilitou que o K-pop atual se tornasse o que conhecemos hoje. Após duas décadas de transformações nas músicas e produções, a manifestação cultural cresce cada vez mais, criando milhares de fãs pelo mundo inteiro.
Nesse campo fértil para criações, surgiram três companhias mais do que prontas para aproveitar essa vantagem e engajar os novos artistas, SM Entertainment, do próprio Lee Soo Man que promoveu desde o início, JYP, e YG criada por Yang Hyun Suk, ex-membro do Seo Taiji and Boys, que juntos foram os grandes nomes responsáveis pela criação da fórmula do K-pop.
Um grande marco da música coreana foi o lançamento de “Gangnam Style” por PSY em 2012, uma canção com batidas incríveis que além da diversão carrega em sua composição uma crítica ao consumismo no bairro de Seoul. Surpreendentemente, a música também explodiu no Brasil e fez um sucesso enorme por anos até hoje, sendo selecionado recentemente pelo jogo Fortnite, como o sucesso “Dynamite” de BTS que também já ocupa lugar no jogo.
Os grandes artistas solos ou em grupos são conhecidos como “Idols” e diferentemente de muitos artistas pelo mundo, eles realizam um longo treinamento até dominarem as habilidades que precisam para suas carreiras como canto, dança, rap, atuação e performance que precisam ser desenvolvidas por grandes períodos de tempo, conhecido como anos como "Trainee" dedicados para que por meio de práticas e repetições alcancem a perfeição e sucesso.
Fora a dedicação por anos para se tornar um artista do K-pop, o período enquanto trainee é usado para que as agências possam encontrar talentos e a partir de então testarem artistas que se combinem e assim possivelmente os testarem em grupos que apresentem harmonia e terem chances de sucesso para que possam ser lançados.
Então, quando formado um grupo, cada membro ocupa uma posição de acordo com suas aptidões e fica responsável por essa parte para a harmonia das performances. As posições mais utilizadas pelos membros dos maiores grupos da indústria são: líder, visual, center, face, rapper, dançarino e vocalista, alguns podendo ser ocupados por mais de um membro ou até mesmo mais de uma posição simultaneamente pelo talento.
Durante a pandemia, diversos grupos aumentaram sua amplitude no mundo principalmente pelo Tik Tok que dinamizou e levou vários artistas a diversas partes do mundo. Fora isso, a funcionalidade da plataforma trabalha diretamente para transformar as músicas em verdadeiros hits, o que aconteceu várias vezes, especialmente em “How you like that” de BlackPink.
Assim, é inegável o impacto do ritmo no mundo, o K-pop em pouco tempo se tornou um fenômeno mundial, muito por conta do talento dos artistas, as mensagens transmitidas pela música que abraçam e dialogam com os fãs e um ritmo que pode ser considerado como uma bomba sonora viciante, criando a cada dia uma multidão de fãs pelo mundo.
Confira também:
SALA DE BATE PAPO