Conheça os hábitos relacionados à longevidade
Em península na Costa Rica, por exemplo, pessoas adotam estilo de vida saudável e por lá é normal viver por mais de 90 anos
Publicada em
Quem nunca se perguntou, como viver por mais de 100 anos? Aliás, a dúvida ainda paira no ar, pois o mistério da longevidade ainda não foi revelado pela ciência. Segundo um jornal latino-americano, há apenas pistas que são associadas ao fenômeno.
Nicoya, na Costa Rica, é uma das cinco regiões do mundo, chamadas de zonas azuis, onde as pessoas vivem por mais tempo. As outras são: Cerdeña, na Itália; Icaria, na Grécia; Okinawa, no Japão; e Loma Linda, na Califórnia, nos Estados Unidos. Nesses cantos do planeta chegar aos 80, 90 não é nada incomum. Aliás, no local na Costa Rica, parte da população supera os 100 e continua trabalhando e com mentes lúcidas.
Se te interessa viver por muito tempo, anote as dicas e evidências comuns encontradas nessas regiões:
Dietas moderadas em calorias
Em todos esses locais, a população consome muitas frutas, verduras, grãos e legumes. É claro que por lá os alimentos não têm pesticidas, tampouco quantidades exacerbadas de açúcar. Inclusive, poucos produtos alimentícios são industrializados. Nos lugares se cozinha em casa.
Em três dos cinco, há hábito de ingerir café diariamente. Na Costa Rica, por exemplo, o café é símbolo de orgulho nacional. É claro que não há regras rígidas que levam com toda certeza à longevidade. Mas, ter uma alimentação saudável, sem dúvidas, ajuda se o seu objetivo é viver por muitos anos.
Laços sociais
Nos locais, a vida familiar e social é comum; a maioria das pessoas se conhece e tem tempo para papear, compartilhar bons momentos. Bem diferente do ritmo das grandes cidades, nos lugares, as pessoas não andam correndo o tempo todo.
Projetos de vida
É notório, segundo relatos de um jornal latino-americano, que nos locais, o ser humano tem vontade de viver e tem “propósitos” bem estabelecidos. Eles aproveitam as situações de forma intensa, e apreciam momentos simples, como o nascer e o por do sol.
Atividade física frequente
Porém, nada de exercícios programados, e sim são feitas tarefas 'naturais', incorporadas a rotina, como, caminhar, se deslocar por meio de uma bicicleta, trabalhar na terra.
Menos incidência de estresse
É bem obvio, que não há muito espaço para a irritação e o nervosismo por lá, tendo em vista esse estilo de vida que levam, no qual o contato com a natureza, os laços sociais e o tempo livre são constantes.
SALA DE BATE PAPO