Consumidores da zona do euro reduzem expectativas de inflação no curto prazo, mostra pesquisa do BCE
Publicada em
FRANKFURT (Reuters) - Os consumidores da zona do euro reduziram suas expectativas de inflação no curto prazo no mês passado, mas continuaram a ver uma contração econômica à frente, indicando que as famílias permanecem relativamente pessimistas em relação às perspectivas do bloco, mostrou uma pesquisa do BCE nesta sexta-feira.
A mediana das expectativas de inflação para os próximos 12 meses diminuiu para 2,6% em janeiro, de 2,8% no mês anterior, enquanto as expectativas para os próximos três anos permaneceram em 2,4%, acima da meta de 2% do próprio BCE, de acordo com a Pesquisa de Expectativas do Consumidor do Banco Central Europeu.
A queda ocorreu no momento em que as famílias reduziram sua expectativa de crescimento da renda nominal de 1,1% para 0,9%, indicando que as famílias preveem recuo em seus rendimentos ajustados pela inflação, o que seria um entrave para o crescimento.
Os números fracos reforçam os argumentos a favor de mais cortes nas taxas de juros do BCE, e um movimento assim na próxima quinta-feira é dado como certo, com o debate já se concentrando em quanto mais o BCE terá de fazer nos meses seguintes.
Os investidores agora preveem entre dois e três cortes após a reunião de 7 de março do BCE, com as apostas oscilando principalmente em resposta às notícias dos Estados Unidos sobre a política comercial.
Embora os consumidores estivessem menos pessimistas com relação ao crescimento, eles continuaram a ver a economia encolhendo 1,1% no próximo ano, depois de preverem uma contração de 1,3% em dezembro.
(Reportagem de Balazs Koranyi)
Escrito por Reuters