Coreia do Sul e EUA comemoram aliança com rap e cerveja
Publicada em
Por Hyunsu Yim
SEUL (Reuters) - A Coreia do Sul está comemorando o 70º aniversário da sua aliança com os Estados Unidos com muito alarde, incluindo uma campanha publicitária apresentando um rap inspirado no K-Pop, com os parceiros exaltando laços mais estreitos à medida que as tensões globais aumentam.
A aliança foi forjada na Guerra da Coreia de 1950 a 1953 e cerca de 28 mil soldados dos EUA permanecem na Coreia do Sul, para fúria da Coreia do Norte, que defende o seu desenvolvimento de armas nucleares citando o perigo do que diz ser um plano dos EUA e da Coreia do Sul para invadir seu território.
Embora nenhum governo sul-coreano tenha alguma vez questionado seriamente a aliança e o apoio público seja sólido, se não esmagador, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, causou consternação com a sugestão de que as forças dos EUA poderiam retirar-se do país.
O presidente conservador da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, elogiou a importância da aliança em visita à Casa Branca este ano, onde cantou o hit 'American Pie' para o presidente Joe Biden.
A campanha publicitária do governo para o aniversário apresenta um vídeo, difundido nas redes sociais e nos cinemas, que inclui um clipe da canção, juntamente com imagens das bandeiras dos dois países e o rap.
'Uma química perfeita que protege a liberdade e a solidariedade, mutuamente vantajosa para a indústria e a economia', diz a letra.
A campanha publicitária pretende 'aumentar a compreensão do público sobre a aliança Coreia do Sul-EUA', disse o Ministério da Cultura sul-coreano à Reuters.
A Embaixada dos EUA celebrou a amizade com uma edição limitada da cerveja 'Alliance Pale Ale' em sua cafeteria em Seul, feita por uma cervejaria sul-coreana com ingredientes dos dois países, em latas com tigres coreanos e águias norte-americanas.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO