Costa Rica deve se tornar primeiro país do mundo livre de carbono e plástico em 2021
Medidas vêm sendo tomadas desde a década de 80
Publicada em
Segundo publicação do portal canadense, Daily Hive, esse país da América Central, que abriga 6% da biodiversidade mundial, está liderando a corrida para desacelerar o aquecimento global e visa se tornar o primeiro do globo a não utilizar plástico, e livre de carbono, em cerca de um ano e meio.
A nação apresentou oficialmente as suas Estratégias Nacionais para substituir o uso do plástico por alternativas biodegradáveis em 2017, isso fez o local o número 1 do planeta a lançar esse tipo de iniciativa para eliminar o material descartável.
O banimento de plástico segue o anúncio do país feito há uma década, que prometeu que em 2021, ano do aniversário de 200 anos da independência do lugar, se tornar neutro em carbono.
Aliás, o governo de lá tem feito esforços desde a década de 80 para proteger seus recursos naturais.
Um exemplo de alternativa que beneficia o meio ambiente adotada pela região: o país usa 99% de recursos renováveis de sua energia ao longo do ano.
Inclusive, no ultimo mês de maio, o presidente do local, Carlos Alvarado Quesada, renovou esse compromisso com o meio ambiente com um plano para proibir combustíveis fosseis, incluindo gasolina e propano, na esperança de se tonar pioneiro nesse aspecto, também.
E aí, o que achou das iniciativas? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo!
SALA DE BATE PAPO