Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Criadores de leões têm futuro incerto após proibição na África do Sul

Placeholder - loading - Leão caminha em criadouro para grandes felinos, mantido para entretenimento turístico em Brits, província do Noroeste, na África do Sul 14/08/2024 REUTERS/Sisipho Skweyiya
Leão caminha em criadouro para grandes felinos, mantido para entretenimento turístico em Brits, província do Noroeste, na África do Sul 14/08/2024 REUTERS/Sisipho Skweyiya
Ver comentários

Publicada em  

Por Sisipho Skweyiya e Sfundo Parakozov

JOHANNESBURGO (Reuters) - A eliminação gradual da criação de grandes animais em cativeiro e a proibição do uso de leões para fins comerciais na África do Sul deixaram alguns empresários preocupados com suas perspectivas de negócios.

Uma equipe indicada pela ex-ministra do Meio Ambiente Barbara Creecy recomendou, em dezembro de 2022, a proibição da prática de criação desses animais, sem estabelecer incentivos financeiros para donos de leões quando o fechamento fosse concretizado. O governo implementou as recomendações em abril, sem um prazo para o fim da prática.

Não foram feitas mudanças nos planos desde a eleição nacional da África do Sul, em maio, quando o presidente Cyril Ramaphosa tornou-se líder de um governo de coalizão e indicou um novo ministro da pasta de Meio Ambiente.

A África do Sul tem mais de 8.000 leões mantidos em cativeiro, a maior população do mundo e que, no país, é maior até do que a de leões soltos na natureza.

Willie Le Roux, dono de uma hospedaria e pesquisador de reprodução artificial da vida selvagem, disse que seu alojamento está envolvido em pesquisas reprodutivas artificiais com universidades locais e internacionais desde 2006, e que em 2017 produziu os primeiros filhotes de leão por meio de inseminação artificial.

'(O governo) não pode optar pelas duas coisas... eles não podem nos dar permissão para a pesquisa, mas também cortar nosso fluxo de renda', reclamou Le Roux.

A hospedaria de Le Roux permite que turistas participem de caminhadas guiadas com leões, o que, segundo ele, ajuda a pagar seus funcionários e a financiar sua pesquisa.

Asini Sanadi, cuidador de animais que trabalhou no estabelecimento de Le Roux por 14 anos, é o único provedor financeiro da sua família. Ele afirmou que acabar com a criação de grandes felinos vai prejudicar seu sustento.

O relatório da pasta incentiva os proprietários de centros de criação a deixarem voluntariamente a indústria sacrificando ou esterilizando os animais, ou entregando-os ao governo para serem soltos na natureza ou transferidos para santuários.

As organizações de conservação poderiam realocar fundos e recursos atualmente direcionados ao setor de criação em cativeiro para apoiar esforços genuínos de conservação', disse Fiona Miles, diretora da organização de bem-estar animal Four Paws na África do Sul.

As comunidades que cercam as reservas de vida selvagem e os parques nacionais poderiam obter ganhos econômicos se o turismo aumentasse, disse Miles.

(Reportagem de Sfundo Parakozov e Sisipho Skweyiya; reportagem adicional de Siyabonga Sishi e Lelethu Madikane)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

13 H
  1. Home
  2. noticias
  3. criadores de leoes tem futuro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.