Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Croácia preside a UE

A Croácia assumiu a presidência rotativa da União Europeia no último dia 1º

Placeholder - loading - Pela primeira vez, a Croácia preside o bloco. Crédito da imagem: iStock
Pela primeira vez, a Croácia preside o bloco. Crédito da imagem: iStock
Ver comentários

Publicada em  

Pela primeira vez na história, a Croácia assumiu a presidência rotativa da União Europeia. O mandato começou na última quarta-feira, 1º de janeiro de 2020.

O país terá grandes impasses para solucionar, como o acordo do Brexit – a saída do Reino Unido do bloco. Além disso, a UE deve iniciar as negociações com a Albânia e a Macedônia para adesão ao bloco, ainda no primeiro semestre deste ano.

A expectativa é que o Brexit se concretize no final deste mês. Para isso, deve acontecer um comum acordo, sendo que três propostas já foram rejeitadas pelo Parlamento do Reino Unido.

A nova liderança, também, tem como dever mapear os avanços no Pacto Verde, que tem como objetivo fazer com que a Europa se torne o primeiro continente neutro em carbono até o ano de 2050.

Outra função da presidência croata é a transformação do Banco Europeu de Investimentos em Banco Climático, com um orçamento de 1 bilhão de euros.

O roteiro para colocar todos esses planos em prática deve ser apresentado pela Comissão Europeia, em março.

A Croácia entrou na União Europeia, em 2013, quando ainda sofria uma crise econômica que começou em 2008.

Além de lidar com a liderança do bloco, o país passa por algumas situações de resistência.

As exportações croatas tiveram um aumento significativo, desde a entrada do país na UE. A adesão ao bloco fez com que a Croácia se beneficiasse de bilhões de euros em fundos de solidariedade europeus, diminuindo o desemprego.

No entanto, grande parte da população continua deixando o país em busca de melhores oportunidades. O destino são países pertencentes ao bloco.

No dia 5 de janeiro, há eleição na Croácia. Os cidadãos vão às urnas escolher, em segundo turno, o próximo presidente do país. A atual governante conservadora, Kolinda Grabar Kitarovic, disputa com o ex-premiê Zoran Milanovic.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia EXCLUSIVO: ENTREVISTA COM LOU GRAMM (FOREIGNER)

EXCLUSIVO: ENTREVISTA COM LOU GRAMM (FOREIGNER)

Poucas vozes marcaram tão profundamente o rock das décadas de 70 e 80 quanto a de Lou Gramm, o vocalista original do Foreigner. Com sua voz potente e emocional, Gramm deu vida a sucessos que atravessaram gerações e ainda hoje tocam corações ao redor do mundo. Em entrevista exclusiva à jornalista Amanda Brandão, da Rádio Antena 1, o lendário cantor falou sobre a turnê de despedida da banda, sua relação com o Brasil, o impacto de suas músicas ao longo dos anos — e até fez um jogo musical descontraído com a nossa equipe.

É algo que vai direto para o coração, disse Lou, ao comentar sobre a forma como músicas em inglês conseguem emocionar fãs brasileiros. E se depender do público por aqui, o Foreigner será recebido com muito mais do que palmas: 10 de maio será uma noite de coro coletivo, nostalgia e, claro, muito rock.

Veja a entrevista na íntegra no canal da Rádio Antena 1 no YouTube, acessando o link disponível ao final da matéria.

Um legado de hits

Para quem talvez não se lembre de imediato, o Foreigner é a banda responsável por clássicos como “I Want to Know What Love Is”, “Urgent”, “Waiting for a Girl Like You”, “Cold as Ice” e “Juke Box Hero” — todos com a voz inconfundível de Lou Gramm. O grupo entrou para a história ao emplacar seus oito primeiros singles no Top 20 da Billboard, um feito inédito desde os Beatles. E Gramm não apenas cantou essas músicas: co-escreveu a maioria delas ao lado do guitarrista Mick Jones, seu eterno parceiro criativo.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. croacia preside a ue

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.