Cruzando Fronteiras: Como Jon Secada Fez História na Música
Saiba mais sobre a carreira do artista cubano que desafiou barreiras linguísticas e culturais, conquistando corações ao redor do mundo
Publicada em
Jon Secada é um daqueles cantores cuja música fala mais alto do que o seu autor. A sua identidade não é mais aparente do que a sua obra – tanto que, além de suas músicas autorais serem um sucesso, o artista compôs inúmeros sucessos para grandes artistas e essa não é uma informação tão conhecida.
Hoje, ele completa 63 anos e possui uma trajetória musical de mais de trinta. O cantor já venceu três prêmios Grammy (incluindo um Grammy Latino) – para se ter ideia da dimensão da importância disso, bandas como o Queen, ABBA e o Bob Marley nunca ganharam um Grammy -, tem 20 milhões de discos vendidos e participações de destaque na Broadway. Secada consolidou-se como um dos principais artistas bilíngues a alcançar reconhecimento internacional.
Seus românticos e aclamados sons resultaram em uma série de sucessos tanto em inglês quanto em espanhol, conquistando o coração de milhões de fãs ao redor do globo, que o reverenciam por sua voz tocante e melódica.
O começo: furando a hegemonia global das músicas em inglês
Em 1988, Secada conheceu Emilio Estefan, que se tornou o seu mentor e o incentivou a se aprofundar na indústria musical. Sua relação com Estefan abriu portas para uma turnê com Gloria Estefan, onde cantou a faixa "Always Something" de seu álbum de estreia. O resultado foi tão positivo que lhe rendeu um contrato multimilionário com a EMI/SBK Records.
Jon Secada e Gloria Estefan
A trajetória de Secada despontou em 1991 com seu álbum de estreia, autointitulado "Jon Secada" (SBK/EMI), que vendeu mais de seis milhões de cópias e foi certificado como triplo platina nos EUA, atingindo a 15ª posição na Billboard. O álbum em espanhol, "Otro Día Mas Sin Verte" (EMI-Latin), tornou-se o mais vendido de 1992 e lhe rendeu o Grammy de “Melhor Álbum Pop Latino”. Esse foi um grande marco na história da música, uma vez que artistas latino-americanos começaram a ganhar visibilidade mundial apenas na década de 90, trazendo o ritmo latino como um diferencial dos demais gêneros musicais da época.
No entanto, para alcançar mais público, eles precisavam se adequar ao item que permanecia imperante na globalização: a língua inglesa. Shakira e Enrique Iglesias são exemplos de artistas que receberam atenção ao cantarem em inglês. Porém, mesmo tendo lançado seu álbum em espanhol, Secada conseguiu essa visibilidade e foi um dos precursores desse movimento, por mais que também tenha lançado músicas em inglês, em paralelo. Os hits "Just Another Day" e "Do You Believe in Us" foram grandes impulsionadores para que ele se consolidasse ainda mais no estrelato internacional. Seu segundo álbum, "Heart, Soul and Voice" (EMI), lançado em 1994, solidificou ainda mais seu sucesso com o hit “If You Go”.
Secada também é amplamente reconhecido por suas habilidades em produção e composição. Sua colaboração com Gloria Estefan no final dos anos 80 resultou no famoso single “Coming Out of the Dark”. Desde então, escreveu para artistas renomados como Jennifer Lopez e Ricky Martin e gravou uma música em parceria com Frank Sinatra: The Best is Yet To Come.
No final dos anos 2000, Jon lançou seu sétimo álbum em espanhol, "Otra Vez" (YMe/Pyramid), que recebeu aclamação mundial e gerou diversos sucessos nas rádios. A canção “I'm Never Too Far Away” alcançou o top 25 da Billboard, celebrando seu 20º aniversário na música e marcando a primeira colaboração com Rudy Perez, um renomado produtor e compositor. Ao longo de sua carreira, participou de programas internacionais, como jurado no "Latin American Idol" e competidor no "Mira Quien Baila", que alcançou mais de 10 milhões de telespectadores. Secada também gerencia um salão de música em Miami chamado “Secada's” no Magic City Casino, que continua a ter shows esgotados e críticas positivas.
Amor pelo Brasil
Jon possui uma base gigantesca de fãs fieis no nosso país, e esse amor é recíproco. Em 2014, o cantor disse que já era, no mínimo, a sua décima vez pisando em solos brasileiros. Desde então, ele já voltou para realizar shows em 2018, 2019 e neste ano, quando performou no Movimento Você e a Paz (espetáculo gratuito ao lado da cantora Marina Elali).
“As pessoas, a paixão do público… o fã brasileiro é completamente diferente de qualquer lugar do mundo“. foram as suas palavras no Programa Mais Você, da Rede Globo, para explicar o seu amor pela nação. Além disso, Secada adora caipirinhas de limão, já fez uma parceria com Daniela Mercury e possui uma amizade de longa data com Alexandre Pires.
Papel Ativo em Causas Sociais
O impacto de Secada transcende sua carreira musical; ele se comprometeu com várias causas sociais por meio de sua fundação, “Jon Secada Charities”. Seu trabalho abrange apoio a hispano-americanos, crianças, educação, pesquisa sobre AIDS e combate ao abuso infantil. Ele fundou a Bolsa de Música Jon Secada na Universidade de Miami e tem promovido a conscientização sobre a hepatite C, colaborando com a MERCK e a American Liver Foundation. Sua dedicação a essas causas foi reconhecida pela Organização Pan-Americana da Saúde, que o premiou como um líder na conscientização sobre hepatite C. Em setembro de 2012, foi atração principal no concerto beneficente “Miami Rocks The Troops”, em apoio aos veteranos militares dos EUA.
Veja também:
Após anunciar 14 shows no Brasil, Bruno Mars fará show beneficente para o RS
Lady Gaga e Bruno Mars deixam público em êxtase!
Toque para aumentar
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO