David Bowie é o Artista da Semana
Camaleão do Rock é atemporal
Publicada em
David Bowie nasceu como David Robert Jones no dia 8 de janeiro de 1947, em Brixton, bairro de Londres. A mãe do artista, Margaret Mary “Peggy” trabalhava como arrumadeira de cinema, enquanto seu pai, Haywood Stenton “John” Jones era oficial de promoções de uma intuição de caridade britânica. Confira mais sobre a história e carreira do emblemático cantor, e você pode descobrir mais ouvindo o podcast do artista sobre o David Bowie clicando aqui.
Veja também: Tributo a David Bowie confirma Duran Duran, Adam Lambert e mais
Após alguns anos tentando emplacar uma banda de sucesso, com pouco menos de 20 anos de idade, o artista passou a trabalhar em uma série de grupos de diferentes, todos com produções lançadas, mas nenhum sucesso. cantor trocou de grupo diversas vezes, mas ao não obter o que retorno que esperava, saia para adentrar outro, até se lançar em carreira solo. Essa foi a época em que estava descontente com seu nome artístico, Davy Jones e trocou para David Bowie
“Space Oddity” foi a responsável por dar a primeira alavancada na carreira do cantor, mas ainda não garantiu sucesso comercial suficiente. Após uma série de acontecimentos e produções caóticas, o artista foi convidado pela Mercury Records para promover o último disco do cantor, "The Man Who Sold The World". Foi nessa viagem que a persona responsável pela criação da lenda por trás de Bowie passou a ser criada. Combinando estilos exuberantes e encarnando o estereótipo do astro do rock insano e exibido, Bowie criou Ziggy Stardust.
Nessa época, o cantor estava viciado em drogas e passou a morar em Berlim Ocidental para renovar e revigorar a carreira musical. Essa mudança foi responsável pela síntese de três produções que ficaram conhecidas como Trilogia de Berlim. Dentre elas está o álbum “Heroes”, em que a faixa título é até hoje uma das canções mais famosas lançadas pelo cantor. Em 1983 o cantor lançou o disco “Let’s Dance”, que também conquistou sucesso comercial impressionante.
Durante os anos 90 e 2000, David voltou a trabalhar com grandes produtores musicais, passando pelos gêneros eletrônico e neoclássico. Destaque para o dia 17 de janeiro de 96, em que o cantor entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll. Os últimos anos do artista foram com muito sucesso comercial e de público, não só com novas produções prestigiadas, mas também pela influência que o artista exercia na indústria. Após lançar o disco “Blackstar”, o vigésimo quinto disco de estúdio da carreira, Bowie faleceu vítima de câncer de fígado. David Bowie nos deixou no dia 10 de janeiro de 2016 em corpo, porque suas músicas e seu legado serão eternamente o toque do artista em nossos corações. Quer conhecer mais sobre a história de David Bowie e ouvir alguns de seus principais sucessos? Então não deixe de conferir nosso Podcast do Artista clicando aqui!
SALA DE BATE PAPO