Dentistas do Bem: conheça o projeto que ajuda milhares de jovens
De 30 de junho a 2º de julho, o projeto Dentistas do Bem fará triagem gratuita para atendimento dentário
Publicada em
Quem já precisou levar o filho ao dentista sabe bem como esse atendimento, tão importante para a nossa saúde, não sai barato. Por isso, o projeto voluntário Dentista do Bem, de responsabilidade da OSCIP Turma do Bem, vai realizar uma triagem gratuita para selecionar crianças e adolescentes que precisam de tratamento bucal, mas não podem pagar.
A mega triagem está marcada para acontecer de 30 de junho a 2 de julho e tem como objetivo principal fazer a seleção de jovens de baixa renda, entre 11 e 17 anos, para receber tratamento odontológico completo de forma gratuita.
LEIA MAIS: Antena 1 Podcast Notícias - 24/06/2022
As avaliações têm gratuidade e acontecerão em frente à Praça Campo de Bagatelle, próximo a uma estação do Metrô de São Paulo, Portuguesa-Tietê (linha azul). O horário de atendimento é das 10h às 18h.
Para comparecer aos postos odontológicos de avaliação do Dentista do Bem nestes dias, é necessário entrar no site do projeto e fazer o pré-cadastro. Além disso, é obrigatório que no dia do agendamento a criança ou adolescente esteja acompanhado por um responsável legal e em posse dos seguintes documentos:
- Documento com foto;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de escolaridade.
A seleção e? feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia os jovens menos favorecidos e com problemas bucais mais graves. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista que será responsável pelo seu tratamento.
LEIA MAIS: Podcast Big Hour Antena 1 23/06/2022
Caso o jovem seja selecionado, o tratamento oferecido pela instituição inclui, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes até que os pacientes completem 18 anos.
“Um jovem que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, tende a ser um adulto menos feliz. Quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens façam parte mais ativamente da sociedade”, diz o dentista Fábio Bibancos, presidente voluntário da entidade.
Uma curiosidade sobre a triagem é que essa será a ação social do 39º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) - considerado um dos maiores congressos de odontologia do planeta.
LEIA MAIS: Lado Pessoal: Millena Machado recebe Márcio Santoro, da agência África
SOBRE A TURMA DO BEM (TdB)
A TdB é uma organização não governamental fundada em 1995 pelo dentista Fábio Bibancos e que já existe há mais de 20 anos no Brasil.
A ideia de montar um projeto social como este nasceu durante as palestras que Fábio era convidado a dar nas escolas da rede pública. O tema era prevenção de problemas odontológicos, porém o profissional se deu conta de que a saúde bucal desses alunos era grave e nesses locais a prevenção já não era uma solução.
LEIA MAIS: Sanção do teto do ICMS, prévia da inflação e mais desta sexta
Assim, Bibancos uniu-se a 15 colegas de profissão e, juntos, passaram a atender gratuitamente alguns casos em seus consultórios. Com o tempo, surgiu a ideia que atualmente se tornou a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o Dentista do Bem.
Em 2002, com o aumento significativo de dentistas, a Turma do Bem foi oficializada e recebeu a certificação do Ministério da Justiça como OSCIP.
Até o momento, mais de 81 mil jovens já foram atendidos por esses profissionais que atuam de forma voluntária levando saúde bucal a jovens em todo o território nacional; além de 12 países da América Latina e Portugal.
LEIA MAIS: Cúpula dos Brics, arrecadação recorde e mais desta quinta
Veja também:
Lado Pessoal: Millena Machado recebe Philipp Schiemer, da Mercedes-AMG
Lado Pessoal: Millena Machado recebe Joana Adissi da Sanofi Brasil
SALA DE BATE PAPO