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Descubra a Nova Visão para o "White Album" dos Beatles

Filho do lendário produtor George Martin reimagina o projeto, com nuances e detalhes inéditos

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Tal pai, tal filho! Em outubro de 2018, Giles Martin foi anunciado como o chefe de áudio e som do Universal Music Group. Além disso, ele se envolveu profundamente na música da cinebiografia de Elton John, “Rocketman”, lançada em 2019. No entanto, para uma nova geração de admiradores dos Beatles e para aqueles que acompanharam a banda desde o início, seu trabalho mais destacado é a revitalização do catálogo dos Beatles, considerado por muitos o mais sagrado da música popular.

O exemplo mais recente do trabalho de Martin é a reedição multiformato do aniversário de 50 anos do "White Album” dos Beatles. Seguindo o sucesso da reedição de “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” no ano anterior, Martin, filho do produtor original George Martin, supervisionou a nova mixagem desta obra clássica em uma versão amplamente expandida.

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Em uma conversa franca, Martin admitiu estar cauteloso sobre continuar nesse papel: “Não é algo com que me sinta necessariamente confortável”, disse ele. “Eu não estava lá na época e não sou meu pai. Mas é bom ter a confiança deles, e eles são muito gentis comigo”.

Martin destacou a importância de fazer uma pausa entre os projetos relacionados aos Beatles. “Não, eu não faço isso entre aniversários. Às vezes me pedem para pensar sobre isso, mas não penso”, brinca. “Então, quando isso acontece, você se joga nisso e é bastante intenso”.

Martin sente uma grande responsabilidade em relação ao trabalho original – neste caso, o ambicioso e extenso álbum de 1968, que marcou uma nova guinada sonora para a banda britânica – e o desafio de atrair ouvintes mais jovens. “Eles não conhecerão nenhuma outra versão”, diz ele. “Com o imediatismo das playlists no streaming, é importante que ‘Blackbird’ possa estar ao lado de Ed Sheeran. E por que não deveria? Precisamos garantir que o álbum de 50 anos atrás soe relevante, para que as crianças não o descartem por achar que é antigo”.

A reedição do "White Album” inclui o original de 30 faixas, as inéditas Esher Demos – gravadas na casa de George Harrison após a viagem dos Beatles à Índia – e muitas outras demos, outtakes e versões iniciais. Entre as pérolas estão jams de Elvis Presley, como “(You're So Square) Baby, I Don't Care” e “Blue Moon”, e vislumbres de futuras faixas de “Abbey Road”, como “Mean Mr Mustard” e “Polythene Pam”. Há também as primeiras versões de músicas dadas a outros artistas, como “Sour Milk Sea” de Harrison e “Step Inside Love” de Paul McCartney.

Martin tem seus próprios favoritos. "’Happiness Is A Warm Gun’ e ‘Dear Prudence’ têm um frescor que foi soprado nelas”, disse ele. “Com ‘Happiness’, podemos ser mais dinâmicos. As partes mais altas soam mais altas e as partes mais silenciosas, mais silenciosas. E a guitarra fuzz é inesquecível. Se você ouvir ‘Long, Long, Long’, pode realmente sentir o ambiente”, continua Martin. “Você ouve a sala de gravação e sente que está lá com George ou Ringo. Há uma clareza que revela detalhes inesperados”.

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O álbum original termina com “Good Night”, cantada por Ringo Starr. “Foi interessante, porque houve muito incentivo para que Ringo cantasse”, diz Martin. “Há uma beleza nas versões para piano e guitarra de ‘Good Night’ que são menos sentimentais. Os backing vocals dão a sensação de que a banda está apoiando Ringo, e isso é um fio condutor do 'White Album’”.

Giles Martin percebeu que, ao contrário do que seu pai havia dito, o álbum de 1968 não foi marcado por discórdia. “Achei que fosse um álbum de conflito, mas não era. Eles realmente se apoiavam”, afirma.

Para Martin, o objetivo final é fazer com que mais pessoas ouçam o *Álbum Branco*. “Se você consegue fazer as pessoas simplesmente ouvirem, é uma coisa boa. E se as crianças ouvirem, é ainda melhor”, observa. “Se os pais dizem: ‘O filho de George Martin remixou o álbum, mas é melhor ouvir o original’, ótimo. Pelo menos estão ouvindo”.

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