Desde 1989: Taylor Swift completa 34 anos
Confira o que Paul McCartney, Stevie Nicks, Billy Joel e muitos outros icones da música já falaram sobre a cantora
Publicada em
Taylor Alison Swift é a indústria musical! E você não precisa gostar da sua música para apreciar a sua grandeza ou compreender o seu impacto cultural. Afinal, a garota de olhos azuis, nascida no dia 13 de dezembro de 1989 em uma fazenda de árvores de natal dos Estados Unidos, tornou-se uma das maiores artistas da história da indústria musical.
Em 2023, Swift atingiu o auge da sua carreira, lotando estádios, quebrando recordes, movimentando bilhões de dólares e, sobretudo, conectando pessoas com uma trilha sonora geracional.
Dona de uma publicidade orgânica e de um alcance gigantesco, Taylor emplacou o filme-concerto mais lucrativo de todos os tempos, sem o apoio de nenhum grande estúdio de Hollywood. Ao mesmo tempo, superou Elton John, conforme a The Eras Tour ultrapassou US$1 bilhão de dólares em bilheteria e tornou-se a turnê mais bem-sucedida da história do showbusiness.
Tudo isso sem contar os inúmeros recordes da Billboard conquistados por ela em 2023! E como se tudo isso já não fosse o suficiente para coroar um dos maiores auges da indústria fonográfica, Taylor tornou-se também a primeira artista a ser condecorada com o título de Personalidade do Ano, pela Revista Time e a 5ª mulher mais poderosa do mundo, segundo a Forbes.
O seu sucesso inegável , inclusive, foi diversas vezes reverenciado por grandes ícones da indústria musical, como Paul McCartney, Stevie Nicks, Shania Twain e muitos outros!
Portanto, em comemoração ao aniversário de 34 anos da loirinha (apelido dado à cantora por sua fanbase brasileira), a Antena 1 decidiu compilar alguns artistas que, de alguma forma, já comentaram sobre o seu talento e sobre a sua influência cultural. Confira:
Stevie Nicks
Recentemente, Stevie Nicks, vocalista do FleetWood Mac, deu uma entrevista à Time Magazine, confirmando a sua admiração por Taylor, conforme a voz de “Anti-Hero” foi eleita a Personalidade do Ano.
“Eu não dou conselhos à Taylor sobre ser famosa… ela não precisa!”, comentou a cantora.
Mas essa não foi a primeira interação entre elas. Muito pelo contrário! Em 2010, a dupla subiu ao palco da 52ª edição do Grammy Awards para performar um dos maiores clássicos da loirinha - “You Belong With Me”.
Já em 2023, em um show em Atlanta, Nicks reservou alguns minutos para agradecer Taylor, por ajudá-la a processar e superar o luto. Na época, Stevie estava enfrentando a perda da sua amiga e colega de banda, Christine McVie e encontrando conforto na quinta faixa do décimo álbum de Swift - “Midnights”.
“Obrigada Taylor por ter escrito a música ‘You’re On Your Own, Kid’, agradeceu Nicks. “Em 47 anos de amizade nós [ela e McVie] nunca discutimos. Nós sempre estivemos presentes uma pela outra. Nós sempre estivemos. E agora eu preciso aprender a ficar sozinha. E você está me ajudando com isso, obrigada!”
Paul McCartney
Mas Stevie não foi a única agraciada pelas composições de Taylor. Paul McCartney, compositor e baixista da maior banda de todos os tempos também demonstrou o seu reconhecimento por Swift.
Em 2020, a dupla dividiu uma capa comemorativa da Revista Rolling Stone e o Sir Macca aproveitou a oportunidade para rasgar elogios ao oitavo álbum de estúdio da cantora - “Folkore”. Na ocasião, o ex-beatle mergulhou no processo de composição do disco, que inclusive rendeu o terceiro Grammy de Álbum do Ano à Swift, e elogiou a faixa “Peace”, em particular.
Além disso, Paul confessou que gostaria de convidar Taylor para um dueto no festival Glastonbury, que infelizmente, foi interrompido pela pandemia. Mas se eles não puderam se apresentar juntos na ocasião, Paul ao menos conseguiu inspirar-se em Taylor para produzir uma faixa inédita do seu disco de 2018 - "Egypt Station”.
“Eu estava pensando na Taylor e no relacionamento que ela construiu com os seus fãs mais novos. Parece que ela se porta como uma irmã mais velha”, comentou à BBC sobre o processo de composição de "Who Cares". “E eu pensei em conversar com os esses fãs mais jovens e dizer que eu me importo com eles”, concluiu
Ringo Starr
E Paul não foi o único Beatle que demonstrou apreço pelas músicas de Taylor. Ringo Starr, em uma entrevista recente à People, elegeu a nossa aniversariante do dia a maior estrela do mundo.
“Hoje existem grandes bandas e grandes cantoras por aí. A Taylor, por exemplo, é a maior estrela do mundo. Nós nos conhecemos quando ela tinha 5 anos de idade e em uma edição do Grammy. E desde então, olha o que ela se tornou!”, comentou.
Além disso, Starr comentou em 2009 que “You Belong With Me” era uma das suas músicas preferidas, ao lado de “When The Deal Goes Down”, do Bob Dylan e “Don’t Be Cruel”, do Elvis Presley.
“Eu amo a Taylor Swift, faz parte de quem eu sou”, afirmou à ABC.
Billy Joel
Frente ao sucesso da The Eras Tour, a revista The New York Times comentou que a demanda gerada por Taylor não havia sido presenciada desde o auge de Michael Jackson, nos anos 80.
E seguindo esta mesma linha, Billy Joel, após assistir a um show da cantora ao vivo em 2023, afirmou que o seu nível de sucesso havia se aproximado ao fenômeno da Beatlemania.
“A única coisa que eu consigo compará-la é com o fenômeno da Beatlemania. Taylor é uma garota muito talentosa e ela continua surgindo com grandes conceitos e grandes canções. Ela é gigantesca. Ela conhece música e sabe como escrever. Ela é com os Beatles da sua geração”.
E com os próprios Beatles demonstrando a sua admiração por Taylor, tem como discordar da voz de “Vienna”?
Shania Twain
Taylor demonstrou desde pequena ser uma grande fã de Shania Twain. E em 2019, a compositora canadense decidiu contribuir o carinho, compartilhando todo o seu apoio e apreço pelas músicas de Swift. “Eu sou uma grande apoiadora da Taylor. Ela é absolutamente brilhante”
Na época, Twain afirmou apoiar a cantora, que lutava para regravar os seus álbuns e ser dona das suas próprias músicas. Já em 2022, Taylor bateu o recorde de Shania e tornou-se a artista com mais semanas em primeiro lugar nas paradas de Country dos Estados Unidos.
“O bastão deve ser passado para as próximas gerações e ela é simplesmente imparável”.
Veja também:
ARTISTAS FORMAM ALIANÇA PARA DEFENDER AÇÕES CLIMÁTICAS DA ONU
BILLBOARD 200: PRINCE E TAYLOR SWIFT DIVIDEM RECORDE HISTÓRICO
SALA DE BATE PAPO