Dia do Disco: você sabia que a programação da Antena 1 já esteve em discos de vinil?
Saiba mais sobre a data comemorativa e depoimento de ouvintes que possuem a coleção exclusiva da rádio
Publicada em
Nesta quarta-feira, dia 20 de abril, é comemorado o Dia do Disco de Vinil no Brasil. Ele foi desenvolvido em meados da década de 40, mas a comemoração da data surgiu em homenagem ao músico brasileiro Ataulfo Alves, que faleceu no dia 20 de abril de 1968. Cerca de 10 anos depois, em 1978, na cidade do Rio de Janeiro, os amantes e colecionadores de discos dedicaram esta data para celebrar a sua paixão pelo vinil.
O disco foi de fato introduzido no ano de 1948, quando a Columbia lançou o formato LP com uma velocidade de 33 e 1/3 rotações por minuto, um diâmetro de 12 polegadas, que conseguia guardar cerca de 45min de som entre os dois lados do disco, o que era incrível na época! Esse feito encaminhou para o que conhecemos hoje como álbuns, nos quais os artistas podiam tocar por quanto tempo quisessem e organiizar as músicas da maneira que quisessem.
Na época, a invenção continha uma gravação de Mendelssohn’s Concerto In E Minor, tocada e interpretada pelo violinista ucraniano, Natham Milstein. O artista era e ainda é considerado como um dos melhores e mais virtuosos musicistas do século XX, uma vez que ele se destacou mundialmente devido as suas versões das obras de compositores renomados na música erudita, como Paganini, Tchaikovsky e Beethoven.
LEIA TAMBÉM: VOCÊ SABIA QUE OS DISCOS DE VINIL VOLTARAM À MODA?
No ano seguinte, em 1949, a gravadora Victor RCA, conhecida hoje como RCA Records - controlada pela Sony- lançou o EP (extended play), que tinha 45 rotações por minuto, diâmetro de 7 polegadas, com 15 minutos de som entre os dois lados.
No Brasil, o LP foi lançado comercialmente em 1951. Contudo, depois da comercialização do CD em meados de 1984, os vinis começaram a perder espaço e tornaram-se um item de colecionador.
LEIA TAMBÉM: O RETORNO DOS DISCOS DE VINIL: CADA VEZ MAIS A MODA VOLTA À TONA
Com diversas discussões no mundo, você sabia que muitos apreciadores da música defendem a superioridade do vinil? Sim, a guerra analógica versus digital existe e muitas pessoas o preferem em comparação ao CD, DVD etc. Muito disso está relacionado ao fato de que as gravações digitais cortam as frequências mais agudas e mais graves, impactando na naturalidade e harmonia do som.
É inegável como o vinil atingiu um novo público, principalmente a galera pertencente a Geração Z - jovens nascidos entre 1997 e 2012. De 2017 para cá, diversos álbuns foram muito bem vendidos, dentre eles está o relançamento dos clássicos de Beatles e Pink Floyd, por outro lado Ed Sheeran e La La Land foram outros nomes importantes do início. Hoje, Olivia Rodrigo - vencedora de 3 Grammy Awards em 2022 - é quem domina as lojas e tem um dos discos mais vendidos da atualidade contando com mais de 80 mil cópias vendidas com seu álbum “Sour”.
Aproveitando que estamos falando sobre o surgimento de uma das grandes invenções da história e sua data comemorativa, que tal uma curiosidade? Você sabia que que a programação da Antena 1 já esteve em discos de vinil? Isso mesmo!
Em meados da década de 80, a Antena 1 poussuia uma empresa chamada Gran Gravações América, que era vinculada a Gravadora Continental, e juntas elas vendiam os discos de vinis personalizados da programação.
Com a chegada da tecnologia, neste caso, dos CDs, foram reunidas as 10+, em forma de Box, da Antena 1 nesses produtos. Pouco tempo depois a Antena 1 inaugurou a loja chamada A1 Shop, a qual vendia uma diversidade de coisas que envolviam o meio tecnológico e musical, como software para internet.
Além disso, em 1995 a Antena 1 tinha uma discoteca que continha milhares de discos de vinil da própria rádio, que anos depois, foram doadas a uma faculdade.
A seguir você irá conferir o depoimento de nossos ouvintes sobre as coleções de discos exclusivas da rádio. Confira:
Lenine Gaidarji Junior (50 anos) - São Bernardo do Campo - SP
"Eu ouvia muito rádio com meu pai. Eu ouço a Antena 1 desde os anos 70, 80. Eu e meu pai íamos em lojas de discos. Hoje eu vou em sebos. Eu tenho 3 Lps da Antena 1. O Antena 1 contatos imediatos eu ganhei de presente, os outros 2 Lps eu comprei há muitos anos. Eu gosto muito dos 3 Lps, mas o favorito é o de 1979. Esse LP toca Destination, Dollar, Giorgio, Texudo Junction. É sensacional esse LP. Foram bons tempos!
Além desses eu tenho outros Lps de rádios, tenho muitos Lps de Discotheque . New York City Discotheque, Papagaio Disco Club, Hippopotamus, Banana Power, Tropicana Disco Club. Eu conheci os DJs que tocavam nas discotecas.", disse ele.
Destination - Move on up é a primeira música do lado 1 do LP Antena 1 de 1979.
Confira algumas fotos do arquivo pessoal de Lenine:
Givaldo Antônio Damasceno de Magalhães (64 anos) - São Paulo - SP
"Sobre disco vinil os da Antena 1 eu não consegui ter, eu só tenho CDs, uns que eu ganhei da Antena 1 e outros que eu comprei na década de 90, Hit da Antena 1, Antena 1 Love Collection Volume 6 Antena 1 Love flashback, o melhor da Antena 1 outros que eu ganhei da Antena 1 foi Laura Pausini, Robin Gibb , Robbie Williams, tem uma coleção de 400 CDs, como Elton John, Phil Collins, Anita Baker, Dionne Warwick, Ray Charles, Tears for Fears, Information Society, Barry White, Barry manilow e outros tantos.
Observação: os LPS eu troquei por CDs em um sebo aqui em Osasco, porque na época Toca Discos estavam ficando muito caros Principalmente as agulhas que estavam difíceis de achar foi isso", ele nos contou.
Confira algumas fotos do arquivo pessoal de Givaldo:
Neste dia, gostaríamos de agradecer os nossos Antenados por estarem conosco em todas as etapas e fases da Antena 1. À vocês, nosso muito obrigada!
Veja também:
"O MÁGICO DE OZ – O MUSICAL” É DESTAQUE NO TEATRO DAS ARTES EM SÃO PAULO
SALA DE BATE PAPO