Disco de Prince ganhará versão luxuosa
1999 foi lançado originalmente em outubro de 1982
Publicada em
Após uma edição deluxe de "Purple Rain", o solo "Piano & a Microphone 1983" e a coleção "Originals", é difícil imaginar um lançamento mais emocionante de Prince do que o que virá a seguir: uma enorme edição deluxe do "1999”.
O material terá trinta e cinco faixas inéditas - junto com dois shows completos da lendária turnê em apoio ao álbum (ambos de 1982: 30 de novembro em Detroit e 29 de dezembro em Houston, o último programa é o DVD e é de uma filmagem com várias câmeras). Além disso, também vem com um livreto luxuoso com notas de capa, fotos raras e vários livros de etras escritas à mão por Prince.
Olhando para a edição de luxo, o primeiro disco inclui o álbum original, e o segundo apresenta todas as edições individuais, remixes estendidos e lados B do álbum (incluindo os favoritos dos fãs "Irresistible Bitch" - que foi o primeiro lançamento do Prince a apresentam Wendy Melvoin - "Como é que você não me chama mais" e "Horny Toad").
Nos discos três e quatro, as coisas ficam realmente interessantes, com músicas ou versões inéditas gravadas entre novembro de 1981 e janeiro de 1983 - muitas das quais circulam há muito tempo em bootlegs, e muitas não. Existem versões alternativas de músicas como “Something in the Water” e “How Come U Don't Call Me Anymore”; músicas que foram regravadas mais tarde (“Feel U Up”, “Can't Stop This Feeling I Got” e “Irresistible Bitch”); um clássico absolutamente frio ("Moonbeam Levels", lançado em uma compilação em 2017); e várias músicas desconhecidas até para fãs obstinados.
Lançado em 27 de outubro de 1982, 1999 , foi o primeiro sucesso de crossover de Prince, chegando ao 7º lugar na Billboard 200 e apresentando uma série de singles de sucesso, incluindo "Little Red Corvette", "Delirious" e a faixa-título. O sucesso do álbum também catapultou o prolífico cantor e compositor para a fama como estrela de videoclipe, tornando-o um dos primeiros artistas negros a estar em forte rotação na MTV.
As músicas inéditas foram todas gravadas em 1981, 1982 e início de 1983, quando Prince estava trabalhando em seu próprio material e em faixas que ele daria aos protegidos Vanity 6 e The Time , além de dezenas de outras músicas que ele guardaria em um cofre para possível uso posterior.
A nova edição do álbum, que também estará disponível nas versões de luxo e remasterizada, está prevista para atingir todos os parceiros físicos, digitais e de streaming em 29 de novembro.
SALA DE BATE PAPO