Discos de vinil registram aumento de vendas em 2023
Levantamento aponta crescimento de 13,2% no mercado britânico
Publicada em
Os discos de vinil estão com tudo! Segundo um levantamento realizado pela British Phonographic Industry (BPI), o comércio dos LPs cresceu em 13,2% no Reino Unido durante os primeiros 9 meses de 2023.
Ao todo, 3.952.262 discos foram comercializados, 1.237.620 dos quais foram comprados entre julho e setembro. Na análise trimestral, isso representa um aumento de 15% em comparação com o ano anterior.
Essa tendência não é nenhuma novidade. A empresa Luminate já havia indicado uma elevação de mais de 20% no comércio dos discos físicos nos Estados Unidos entre o primeiro semestre do ano passado e este ano.
Similarmente,a Associação Americana de Indústria de Gravação (Recording Industry Association of America) constatou que, pela primeira vez em 36 anos, a indústria norte-americana presenciou um maior número de vendas de vinis do que CDs.
Muitos artistas têm aderido ao novo formato musical. Lady Gaga, por exemplo, comemorou o aniversário de lançamento do seu disco de estreia com uma edição em vinil.Stevie Nicks chegou a anunciar um box contendo músicas raras, e Lana Del Rey teve um dos discos fonográficos mais vendidos do ano - foram mais de 30 mil cópias adquiridas.
Com os próximos lançamentos de outubro, como Rolling Stones e Taylor Swift, podemos esperar que os lucros aumentem ainda mais. Além disso, com a Black Friday cada vez mais próxima, cantores como The Doors, Prince e Post Malone disponibilizarão versões especiais das suas coletâneas somente em vinil.
Veja também:
TBT: HÁ 50 ANOS, ELTON JOHN LANÇAVA
MTV EMA 2023: VEJA A LISTA DE INDICADOS
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO