Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

'Down Under': O Hit que Mudou a História da Música Australiana

Há 43 anos, foi lançado um álbum de estreia que marcaria para sempre o pop rock mundial, com uma história ambivalente

Placeholder - loading - Imagem/distribuição
Imagem/distribuição

Publicada em  

Você pode não conhecer a fundo a cultura da Austrália, mas com certeza já ouviu o hino do país. E o hino em questão não é “Advance Australia Fair”, mas um extraoficial lançado em 1981 no disco de estreia de uma das mais icônicas bandas australianas da história: Men at Work. Colin Hay, vocalista do grupo, compôs Down Under com o seu companheiro de banda Ron Strykert, realizando um movimento que mudaria para sempre a história do pop rock.

A obra passou 15 semanas em primeiro lugar na parada da Billboard 200 (no final do ano de 1982 a 1983), além de ter vendido mais de seis milhões de cópias somente nos Estados Unidos. O mais impressionante é que, simultaneamente à época em que Down Under liderava as paradas, Michael Jackson havia lançado Thriller, o disco mais vendido da história.

O sucesso foi impulsionado, principalmente, pelos singles “Who Can It Be Now?”, “Down Under” e “Be Good Johnny”. A música não só foi importante para a banda pela sua repercussão exponencial, como para a Austrália em si pelo fato de a letra refletir sobre o estilo de vida dos australianos, disseminando a cultura do país ao contar a história de um nativo que viaja pelo planeta.

Para Colin Hay, foi fundamental conhecer Ron para que a música nascesse. Segundo o músico, em entrevista para o jornalista Adam Reader , “temos ‘Down Under’ como uma composição conjunta, mas nem sequer a escrevemos juntos. Ele tinha a ideia original dessa música, que estava em uma pequena fita cassete, pois ele costumava fazer pequenas demos caseiras realmente interessantes e tinham uma espécie de base de percussão; ele enchia garrafas com diferentes níveis de líquido. É esse o estilo da música.

Hay diz que esse método, de tocar nas garrafas, foi utilizado na hora de compor a canção. Inclusive, ele aparece no início do videoclipe oficial da canção. Ele já tinha o refrão em sua cabeça e, certo dia, em sua casa, foi colocar em prática o pensado. A letra e o instrumental surgiram em meia hora e, no espaço de dois ou três meses, a banda se formou, possibilitando um veículo para tocar essas músicas.

Confira a banda tocando Down Under na cerimônia de encerramento dos jogos olímpicos de Sydney do ano 2000:

Polêmica em torno da música

Em 2009, a música voltou a ganhar repercussão midiática. Porém, a razão já era distinta e, diga-se de passagem, extremamente negativa para a banda: o Tribunal Superior da Austrália decidiu, de maneira controversa, que o riff de flauta executado por Greg Ham era uma cópia da música tradicional "Kookaburra Sits in The Old Gum Tree", criada em 1932 por Marion Sinclair. A autora havia morrido 21 anos antes. A iniciativa foi tomada pela Larrinkin Music, editora que adquiriu os direitos da obra dos familiares e iniciou o confronto legal. Apesar de seus representantes terem ganhado o caso, a verdadeira compositora nunca reclamou sobre as similaridades entre as canções.

Escute a canção infantil para compará-las:

O conflito prosseguiu até outubro de 2011, quando o Men at Work foi derrotado definitivamente no processo. Seis meses depois, Greg Ham faleceu, vítima de um infarto aos 58 anos. Amigos apontam que ele enfrentou elevados níveis de estresse antes desse período. Em um pronunciamento pouco antes de sua morte, o músico declarou: Estou terrivelmente decepcionado com o fato de que serei lembrado para sempre por supostamente ter copiado algo”.

Anteriormente, durante o processo, Jim Hay, pai de Colin, também faleceu. No documentário “Waiting for My Real Life”, o líder da banda comentou sobre como os eventos consecutivos afetaram profundamente a todos. Gregory se sentia muito culpado por ter criado aquela linha de flauta, tenha sido de forma inconsciente ou não. Ficou deprimido e não conseguiu superar os demônios em sua cabeça, sejam quais fossem. Meu pai também ficou bastante triste. Ele sabia como tínhamos escrito a música. Tentei acalmá-lo, mas era muito estressante. Não posso afirmar que foi o motivo de sua morte, mas sinto que contribuiu”.

Nova versão de “Down Under”

Para contornar a polêmica, Colin Hay produziu uma versão alternativa para “Down Under”, lançada em 2012. A canção foi utilizada para as campanhas publicitárias da Olimpíada de Londres e está disponível para compra em serviços de streaming.

Colin Hay

Hoje em dia, Colin Hay permanece no Men At Work como o único membro original do grupo. O vocalista prosseguiu com uma carreira solo depois que os outros integrantes deixaram gradualmente a banda.

Do lançamento do primeiro álbum, Business As Usual (1981), à dissolução da banda, em 1985, houve tempo para criar hits como "Down Under" e "Who Can It Be Now?" e garantir um Grammy.

"Foi uma daquelas bandas que surgiram como uma grande tempestade que, então, simplesmente diminuiu", exemplificou Hay em entrevista à Rolling Stone Brasil. "Apenas meio que tudo desapareceu. Alguns membros da banda foram demitidos, mas, olhando em retrospecto, a forma como isso aconteceu não foi boa."

O apreço de Colin pelo Brasil continua evidente, já que ele veio ao país no mês de fevereiro, dentre poucos selecionados da América do Sul. Hay não soube justificar a decisão, mas revelou que gosta do clima quente do Brasil e da animação dos brasileiros.

Colin e a banda como um todo marcaram a história da música de maneira importantíssima na década de 80. Independentemente dos percalços que podem ter passado pela trajetória do grupo, seu valor é gigantesco, assim como um legado que permanece sólido até os dias de hoje.

Veja também:

VOLTA AO MUNDO: CONHECENDO AUSTRÁLIA COM MEN AT WORK


MEN AT WORK ANUNCIA SHOWS NO BRASIL

Imagem de conteúdo da notícia "'Down Under': O Hit que Mudou a História da Música Australiana" #1
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores


Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. down under o hit que mudou a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.