Volta ao mundo: conhecendo Austrália com Men at Work
A terra “lá de baixo” na perspectiva a banda australiana
Publicada em
Em inglês, a expressão “land down under” (a terra lá embaixo, em tradução livre) se refere ao continente Australiano. Isso porque, na perspectiva do globo terrestre, a Austrália fica praticamente do lado oposto da América do Norte.
Esse termo também nomeia uma faixa extremamente bem sucedida da banda Men At Work. A partir da letra, que fala sobre a vastidão da Austrália, a Antena 1 trouxe alguns pontos turísticos e dados do país. Confira!
A Austrália é conhecida pelas suas belas paisagens naturais. Por isso, muitas pessoas costumam pegar a estrada local e aproveitar o máximo possível da vista. Na letra da música, os artistas cantam sobre uma viagem de kombi em uma “trilha hippie”.
Um destino parecido com o descrito pelos compositores é o Noosa National Park, localizado na cidade de Noosa Heads. Com 160 quilômetros de extensão, a área oferece diversas trilhas de todos os níveis. Além disso, possui pontos estratégicos para observar baleias e se banhar nas belas praias.
O refrão de “Down Under” traz um alerta sobre os trovões, indicando que vem chuva forte por aí. Mas você sabe como é classificado o clima do país? Na Austrália, as estações são bem demarcadas, com intervalos entre si. As regiões mais ao norte são tropicais, com temperaturas mais elevadas, e a parte sul é considerada temperada, com uma atmosfera fria. Essa distribuição é bem parecida com a brasileira.
As semelhanças com o Brasil não param por aí – a fauna australiana também é lembrada por sua exuberância. O continente é abrigo de espécies únicas como cangurus, ornitorrincos, coalas, serpentes, aranhas, golfinhos e tubarões. Nas palavras da banda Men at Work, se trata da “terra da fartura”.
Para os amantes de música, destacamos um monumento que não foi abordado na faixa: a Casa de Ópera de Sydney, que fica na cidade mais populosa da ilha. Inaugurado em 1973, o projeto já abarcou performances de nomes como Ella Fitzgerald, ABBA, Simply Red, Sting, Prince, entre outros.
Apesar das homenagens à Austrália presentes na letra, vale lembrar que o intuito de “Down Under” não era enaltecer o continente de modo patriota, mas sim criticar a comercialização das suas principais tradições. Em entrevista ao portal Song Facts, o vocalista Colin Hay explicou:
“É irônico para mim que tantas pessoas pensaram que a música era sobre uma coisa específica, e essa realmente não era a intenção por trás. Se você ouvir ‘Born In The U.S.A’, é uma música parecida no sentido que tem muitas nuances despercebidas porque as pessoas gostam de beber cerveja, jogar a mão para cima e se sentir nacionalistas. No fim do dia, é uma música sobre celebrar, mas é uma questão de escolher o que você celebra sobre um país ou um lugar. Os caucasianos não estão na Austrália há tanto tempo, e é um lugar incrível, mas uma das coisas mais interessantes sobre o país é o que estava lá antes. A verdadeira herança de uma nação costuma se perder em nome do progresso e do desenvolvimento”.
Relembre o videoclipe oficial:
Veja também:
VIRALIZOU: “UNWRITTEN” – NATASHA BEDINGFIELD
ALÉM DE ELTON JOHN: CONHEÇA OS 19 EGOTS
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO