Duolingo aposta na gamificação para ensinar novos idiomas
O aplicativo lançou recentemente o Duolingo Clubs, opção que possibilita a criação de grupos de estudos.
Publicada em
O site Duolingo – também disponível em aplicativos para tablets e smartphones – realizou uma pesquisa sobre o aprendizado de novos idiomas. Segundo o levantamento, 40 por cento dos brasileiros querem aprender uma nova língua em 2017. A principal razão, de acordo com 30 por cento dos entrevistados, é se comunicar mais facilmente em viagens. A pesquisa revelou ainda que que homens preferem aprender alemão, enquanto mulheres optam pelo francês e italiano.
Depois de constatar que o desejo por aprender um novo idioma é compartilhado por muitos, o Duolingo lançou uma forma ‘gamificada’ e divertida de fazer isso. O Duolingo Clubs possibilita a criação de grupos de estudos com outras pessoas no aplicativo, que é grátis para Android e iOS.
Na nova modalidade do app, é possível ver as atividades dos outros usuários para saber quem está estudando ou não. Há também um ranking das pessoas que estão se dedicando mais a aprender o idioma, o que acaba estimulando uma competição saudável entre os amigos.
Hoje, cerca de 25 por cento das pessoas que se inscrevem no Duolingo viram usuários a longo prazo. A empresa aposta, principalmente, na gamificação para manter as pessoas engajadas. E buscar por métodos para aprender um novo idioma não surgiu apenas na virada do último ano; já em 2015, a busca por aprender uma nova língua superou a de entrar em forma do Google.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO