Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Eagles: Don Henley pede ao congresso que reforce as leis de direitos autorais

Músico afirma que o sistema de aviso e remoção da DMCA é “uma relíquia da era do MySpace em um mundo TikTok

Placeholder - loading - Don Henley - Photoshoot
Don Henley - Photoshoot
Ver comentários

Publicada em  

O músico Don Henley, um dos fundadores da banda de rock The Eagles, testemunhou no Congresso dos Estados Unidos, em uma tentativa de reformular as leis de direitos autorais que, segundo ele, estavam desatualizadas. A audiência foi realizada para refletir sobre possíveis mudanças no Digital Millennium Copyright Act de 1998, e Henley falou especificamente sobre a necessidade de atualizar o sistema de “notificação e remoção” da DMCA.

Esse processo permite que os detentores de direitos autorais envie um aviso de remoção para sites ou serviços que acreditam ter postado seu conteúdo sem permissão. Desta forma, parte infratora pode cumprir o aviso sem consequências ou arriscar uma ação legal. Para Henley, no entanto, esse processo não é mais adequado, com o músico descrevendo-o como "uma relíquia da era do MySpace em um mundo TikTok", disse o artista ao subcomitê de Propriedade Intelectual do Judiciário do Senado da Carolina do Norte.

Veja também: Eagles se reúne novamente para tocar o álbum “Hotel California” na íntegra em tour em 2020

Ele argumentou em suas observações que o dilúvio atual de conteúdo carregado na Internet todos os dias torna praticamente impossível para os artistas combater a violação de direitos autorais, e que para “cada link ou arquivo infrator retirado, uma dúzia de outros aparece em seu lugar”. O artista continuou: “Quero mudar ou melhorar leis e regulamentos ultrapassados que foram abusados por mais de 20 anos pelas grandes tecnologias”.

O músico também afirmou que os sites são mais do que capazes de monitorar a violação de direitos autorais e fornecer aos proprietários de conteúdo ferramentas mais eficazes, mas optam ativamente por não o fazer. “Em vez de focar em melhorias na plataforma que aumentam a satisfação do consumidor, eles contam com material protegido por direitos autorais – licenciado ou não – para manter os consumidores envolvidos. Com o DMCA como cobertura, essas empresas simplesmente não têm incentivo para melhorar as medidas de proteção tecnológica”.

Durante a audiência, um grupo de senadores parecia concordar que as leis de direitos autorais exigiam uma atualização, o presidente Thom Tillis, republicano da Carolina do Norte, chegou a afirmar: “A pirataria tornou-se mais fácil e rápida e muito, muito mais comum”. Em contraponto Jonathan Berroya, CEO do grupo de lobby de tecnologia Internet Association, argumentou que a “maioria esmagadora” da violação de direitos autorais ocorre em plataformas estrangeiras e que as empresas de tecnologia devem se unir para encontrar uma solução.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

9 H
  1. Home
  2. noticias
  3. eagles don henley pede ao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.