Elton John convida Putin para conversa sobre direitos homossexuais
Em 2013, o presidente russo sancionou uma lei que criminaliza o comportamento homossexual em minorias
Publicada em
No último final de semana, o cantor Elton John declarou, durante entrevista para a rede BBC, que gostaria de encontrar-se com Vladimir Putin para discutir os direitos homossexuais na Rússia - o país que governa.
Segundo o músico, a posição do governante perante a comunidade LGBT é “isolacionista e preconceituosa, além de ridícula”. Em 2013, Putin sancionou uma lei que criminaliza o “comportamento homossexual em minorias” e, desde então, os ataques homofóbicos comprovadamente cresceram no território.
Sobre o desejo de encontro, Elton John afirmou: “Ele pode até rir de mim quando fechar a porta, me chamar de idiota, mas ao menos teria minha consciência tranquila, sabendo que eu tentei”.
Em janeiro de 2014, o cantor já havia demonstrado o mesmo interesse. “Gostaria de ter a oportunidade de dizer ao presidente Putin que alguns russos merecem ser ouvidos e tratados, no próprio país, com o mesmo respeito e boas vindas calorosas que recebi na minha última visita”, postou o artista em seu site oficial. Na época, ele também não obteve sucesso.
Apesar dos esforços, Vladimir Putin parece não pretender conversar com Elton John para debater o assunto. Em pronunciamento, o secretário de imprensa do governante, Dmitry Peskov, disse: “Estamos cientes [da intenção do cantor] a partir de relatos da imprensa, mas nós não recebemos quaisquer sinais diretos de Sir Elton John [...] Tendo em vista que houve muitas insinuações na mídia ultimamente, estamos tratando de informações desse tipo com cuidado”.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO