Empresas do exterior realizam entrevistas de emprego por meio de mensagens de texto
As recomendações, nesse caso, são: se comunicar sem cometer erros de digitação ou de gramática
Publicada em
Como se sentiria se o diretor da empresa, que você está procurando emprego, te enviasse uma mensagem no celular? Pode parecer uma situação pouco comum no Brasil. Mas, no exterior, segundo uma reportagem feita pela rede BBC, o método já é utilizado por algumas companhias para recrutar funcionários.
Relato
Uma colaboradora contratada pela empresa Braden Business Systems contou que passou por essa experiência, após ter enviado as informações pessoais à companhia via LinkedIn, depois disso um recrutador começou a enviar mensagens de texto. A conversa durou cerca de 1 hora e meia. Acaba sendo mais fácil e prático, mandar mensagens do que ligar para os candidatos, por exemplo. Posteriormente, houve uma ligação, onde ela soube detalhes a respeito do salário e só após esse passo é que foi marcada uma entrevista ao vivo e em cores.
Benefícios na Visão do empregador
Há quem aponte como benefício de mandar mensagens via celular a possibilidade de falar com inúmeras pessoas ao mesmo tempo.
Em uma empresa, por exemplo, um recrutador já chegou a conversar com 20 a 30 ao mesmo tempo, tudo estava no mesmo painel.
O que fazer, se essa tendência pegar?
Caso você se depare com uma situação como essa, o indicado, segundo especialistas internacionais, é responder rapidamente, afinal, você sabe que eles estão avaliando o seu tempo de resposta, porém, é crucial se ater para não cometer erros gramaticais e de digitação.
No contexto de hoje, o ideal é sempre se preparar minimamente para entrevistas de emprego. Então, nesse caso, não seria diferente. Faça testes, praticando fornecer respostas sucintas, mas repletas de significados. Além do mais, avalie suas mensagens já enviadas.
Emojis podem ser considerados um pouco informais demais, no entanto, o uso desse recurso é ainda considerado melhor do que escrever de forma errada. Ou seja, a recomendação geral é traçar estratégias de comunicação e escolher o método mais favorável, capaz de gerar a melhor impressão possível.