Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Entenda como funciona o disco de vinil e como é feito

Conheça o processo desde a matriz até a gravação

Placeholder - loading - iStock
iStock
Ver comentários

Publicada em  

Com mais de 70 anos desde o primeiro LP da história fabricado nos Estados Unidos, diferentes formatos de do disco de vinil apareceram e desapareceram, sem contar a influência do meio digital. Mesmo com todos esses fatores, o vinil sobreviveu as mudanças e segue muito apreciado pelos saudosistas e até mesmo por jovens.

Nessa matéria especial, nós da Antena 1 preparamos um conteúdo riquíssimo em detalhe sobre a com é feito o disco de vinil, a origem e os primeiros exemplares.

Antes mesmo de começar, aqui vale uma curiosidade e que talvez confundam algumas pessoas. Disco de vinil, Lp ou apenas vinil. Todas são formas corretas de chamar, Lp vem da língua inglesa “Long Playing Record”, em português registro de longa gravação.

História do vinil

O surgimento do primeiro Lp veio lá junho de 1948, no Estados Unidos. Naquela época, a disco grande e cheio de “riscos” foi chamado de Long Play, por justamente ter uma longa capacidade de gravação.

Um pouco antes do Lp propriamente dito, era usado uma outra versão que foi batizada de Disco de 78 rotações ou Disco de Goma-Laca. Eles eram parecidos com o vinil, até tinham as mesmas dimensões e cor, e o nome de 78 rotações veio pelo motivo das vitrolas da época rodarem em 78,26rpm.

A grande diferença entre os dois era de fato o tempo de gravação. O disco de Goma-Laca tinha a autonomia de no máximo 3 minutos, possibilitando então no máximo uma música A chegada do vinil veio para girar a vitrola e tornar possível apreciar as obras de forma completa.

Você sabia?

A Antena já realizou uma matéria fantástica sobre a volta da comercialização dos Lps! Lá reservamos o espaço exclusivo para as vendas dos discos e também uma breve história, confira em nosso link.

Você sabia que os discos de vinil voltaram à moda?

Disco de vinil
Toque para aumentar

Confira o passo a passo da produção do disco de vinil

1-) A primeira fase para a produção do disco parece óbvia, mas sem ela nada sairia do plano. Todas as faixas musicais são gravadas, e ficaram registadas em um estúdio. A música registrada ficará na espera do disco.

Microfone
Toque para aumentar

2-) A segunda parte do processo é chamada de criação da matriz. A matriz é feita com um disco de alumínio, nas proporções de 35 cm de diâmetro e 2 mm de espessura. Esse primeiro disco recebe alguns tratamentos, e um deles é o banho de acetato. Depois a matriz é concluída em níquel puro.

3-) Partindo para o terceiro passo, onde as melodias começas a querer sair da mídia digital para à física, o então disco de alumínio vai para uma máquina onde haverá a fusão de outros compostos, como PVC. Todo esse material é fundido no que é chamado de “bolacha”, junto ao disco de alumínio. Esse é o processo que dá a color do vinil propriamente dito. Junto com a “bolacha”, os selos contendo o nome da obra vão também, frente e verso.

Produção disco de vinil
Toque para aumentar

4-) Depois de tomar a nova forma, o Lp vai para outra máquina onde será realizado o corte do excesso nas bordas. Seguindo a ordem de produção, agora sem as bordas, o vinil vai para um descanso de 24 horas, para que as moléculas se acomodem e fique rígido.

5-) Por fim, chegamos na parte de gravação! O vinil vai até uma máquina para que as músicas sejam gravadas uma pequena agulha fará todo trabalho, toda a mídia digital aos poucos passa a virar verdadeiros cortes no disco. Elas podem ficar próximas umas das outras, mas nunca se cruzam. Dependendo da nota, seja ela mais grave ou mais aguda o “sulco” será mais ou menos profundo.

Veja também

CONHEÇA A HISTÓRIA DA MÚSICA ‘MISSING YOU’ DE DIANA ROSS

AS 10+ ANTENA 1 DE 19 DE FEVEREIRO

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. entenda como funciona o disco …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.