Espanha alerta trabalhadores com chegada da primeira onda de calor do verão
Publicada em
MADRI (Reuters) - A Espanha vai sofrer a primeira onda de calor do verão nesta quinta-feira, disse o serviço de meteorologia AEMET, e o governo começou a divulgar a sua campanha de alerta sobre os riscos das altas temperaturas para pessoas que trabalham principalmente sob o sol.
Depois de um verão mais ameno do que esperado na península ibérica, a AEMET prevê temperaturas que vão ultrapassar os 38 graus Celsius na maior parte do país nesta quinta, chegando a entre 42ºC e 44ºC no sul do país no vale Guadalquivir. O ápice vai ser na sexta, em que a maior parte do país vai ver a temperatura chegar em 40ºC.
O alerta da AEMET afirma que onda de calor vai atingir grande parte da Espanha, incluindo as ilhas Baleares no mediterrâneo.
O Instituto de Segurança e Saúde no Trabalho espanhol lançou a campanha 'Com o sol, é melhor se cuidar' nesta quarta para alertar sobre o risco de insolação e da radiação solar.
O alerta laranja da AEMET de extremo calor em partes do país também vai desencadear uma suspensão em alguns trabalhos ao ar livre atendendo um decreto governamental aprovado no ano passado para lidar com as mais frequentes ondas de calor por conta da mudança climática.
A medida afeta trabalhos ao ar livre como limpeza de ruas e agricultura.
'Algumas pessoas são muito afetadas pelas altas temperaturas por conta da exposição por muitas horas e nenhuma hidratação apropriada... Então, o principal conselho é não subestime o sol, porque o corpo não está preparado para lidar com essas condições por muito tempo', disse o porta-voz da AEMET Luis Banon para a Reuters.
(Reportagem de Emma Pinedo, Catherine Macdonald, Guillermo Martinez e Michael Gore)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO