Especialistas do exterior listam benefícios dos cogumelos
Dietistas dos Estados Unidos, geralmente, recomendam o consumo do item, que é bem saudável
Publicada em
Segundo publicação da famosa Revista norte-americana Time, há uma variedade de cogumelos, de diferentes cores, tamanhos. O fungo, inclusive, é um dos favoritos de profissionais da nutrição lá de fora, pois possui inúmeras vitaminas, minerais e outros nutrientes.
Mas, quais são as vantagens?
É um item, praticamente, sem carboidrato, sem gordura e com proteína.
Embora, o produto tenha pequenas e leves calorias- uma porção tem apenas 15- ele pode ser poderoso de outras maneiras.
Segundo a dietista e porta voz da Academia de Nutrição e Dietética, Angela Lemond, o cogumelo tem aproximadamente 15 vitaminas e minerais, incluindo vitamina B6, folato magnésio, zinco e potássio.
O alimento, também, é rico em antioxidantes, como o selênio, que é um componente anti-inflamatório.
Para Lemond, cogumelo é ótimo para ser consumido quando alguém tem uma pequena inflamação, como alguma lesão, ou quando uma pessoa tem alguma doença autoimune, como esclerose muscular, artrite reumatoide ou lúpus.
E ele, também, é uma das comidas que mais possui vitamina D, substância importante para a construção de ossos fortes, diminuição de inflamações e que melhora o sistema imune.
De acordo com o dietista Brian St. Pierre, outro ponto positivo notório é relativo aos fito químicos- ou substâncias químicas vegetais, presentes no cogumelo, que são potentes, com propriedades anticâncer e antienvelhecimento.
Quais são os mais saudáveis?
Como já foi dito, há uma variedade de cogumelos com diferentes perfis nutricionais.
Os brancos, por exemplo, são os que mais têm potássio, enquanto o ''crimini’’ e o ''portobello’’ são os que mais possuem um tipo de antioxidante.
''Oyster’’ e o ''shiitake’’ são os que mais têm fibra, já o ''maitake’’ cru e o ''portobello’’ exposto ao raio UV estão entre os mais ricos em vitamina D.
SALA DE BATE PAPO