Estudo aponta que fazer exercício de manhã ajuda a emagrecer
A pesquisa, porém, ainda não esclareceu qual é o motivo
Publicada em
Segundo publicação do jornal argentino, ‘Clarin’, quando o intuito é perder peso, pode ser mais vantajoso se exercitar, como por exemplo, praticar corrida, no período da manhã. É isso que indica uma nova pesquisa. Por enquanto, os estudiosos não acharam qual é a explicação para isso.
Uma revisão de dados gerados pelo estudo feito por quatro anos em várias universidades norte-americanas descobriu que fazer exercícios pela manhã, sempre antes das três da tarde, pode fornecer melhores resultados quando o objetivo é ficar mais magro.
O trabalho foi publicado no The International Journal of Obesity e até mesmo repercutido pelo New York Times.
Além de conseguir reduzir o peso, o grupo que praticou atividades físicas na parte da manhã se mostrou mais ativo do que os outros, dando, por exemplo, mais passos do que os que se exercitavam à tarde.
Também, comiam menos, por mais que a diferença não tenha sido muita, não passando de 100 calorias em média por dia.
O trabalho visava encontrar a resposta para um paradoxo que desconcerta a população com sobrepeso e a comunidade médica: por qual motivo exercícios físicos auxiliam só alguns indivíduos a emagrecer...
O estudioso, Erik Willis, analista de dados do Centro para a Promoção da Saúde e Prevenção de Enfermidades da Universidade da Carolina do Norte, e outros profissionais começaram a pensar em diversos fatores, como na cronobiologia, e fizeram, então, a avaliação dos dados, tendo em vista o horário.
Para Willis, o momento em que as pessoas fazem a prática esportiva pode ter um papel crucial nessa história que sempre incomodou muita gente. Mas, ele adverte, que os bons resultados foram vistos de forma significativa naqueles voluntários que eram saudáveis.
SALA DE BATE PAPO