EUA aprovaram US$23 bi em licenças para exportar tecnologia a empresas chinesas restritas, diz parlamentar
Publicada em
Atualizada em
Por Karen Freifeld e Alexandra Alper
(Reuters) - O governo norte-americano aprovou mais de 23 bilhões de dólares em licenças para empresas exportarem tecnologia dos Estados Unidos para companhias chinesas na lista de restrição no primeiro trimestre do ano passado, disse o congressista republicano Michael McCaul nesta terça-feira.
Mas uma política do governo de Donald Trump que permite que a Huawei receba alguma tecnologia norte-americana abaixo do “nível 5G” está “sob avaliação”, disse o funcionário do Departamento de Comércio Alan Estevez, que supervisiona a política de exportação dos EUA, na mesma audiência.
McCaul também afirmou que o Departamento de Comércio, que supervisiona os controles de exportação, negou apenas 8% dos pedidos de licença para vender a essas empresas durante o período de janeiro a março do ano passado.
A aprovação das licenças ocorre uma semana depois que o governo de Joe Biden adicionou novas empresas chinesas à lista negra comercial por ajudar os militares da Rússia e meses depois de anunciar uma nova política abrangente destinada a reduzir drasticamente os embarques de chips e ferramentas de fabricação de chips para a China.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO