Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EUA devem enviar foguetes de longo alcance em mais ajuda para Ucrânia

Placeholder - loading - Vista da linha de frente da guerra na cidade ucraniana de Bakhmut, na região de Donetsk 26/01/2023 REUTERS/Yan Dobronosov
Vista da linha de frente da guerra na cidade ucraniana de Bakhmut, na região de Donetsk 26/01/2023 REUTERS/Yan Dobronosov
Ver comentários

Publicada em  

Por Tom Balmforth e Dan Peleschuk

KIEV (Reuters) - A notícia de que os Estados Unidos poderão em breve enviar foguetes que quase dobram o alcance das forças ucranianas deu um grande alento a Kiev nesta quarta-feira, mesmo com suas tropas sendo repelidas por uma implacável ofensiva de inverno russa no leste.

Na capital Kiev, autoridades invadiram a casa de um dos bilionários mais proeminentes da Ucrânia e de um ex-ministro do Interior, a ação mais ousada até agora em uma campanha anticorrupção em tempos de guerra lançada na semana passada pelo presidente Volodymyr Zelenskiy.

Duas autoridades dos EUA disseram que um novo pacote de ajuda militar de 2 bilhões de dólares a ser anunciado nesta semana incluiria pela primeira vez bombas de pequeno diâmetro lançadas no solo (GLSDB), uma nova arma projetada pela Boeing.

Os mísseis planadores podem atingir alvos a mais de 150 km de distância, um aumento em relação ao alcance de 80 km dos foguetes disparados pelos sistemas Himars, que mudaram a cara da guerra quando Washington os enviou no verão passado.

Isso significaria que cada centímetro da Ucrânia ocupada pela Rússia, além da maior parte da península da Crimeia, poderia em breve estar ao alcance das forças ucranianas, forçando Moscou a transferir alguns locais de armazenamento de munição e combustível para a própria Rússia.

O assessor presidencial ucraniano Mykhilo Podolyak disse que as negociações sobre o fornecimento de mísseis de longo alcance estão em andamento, juntamente com as negociações sobre aeronaves de ataque. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a chegada de armas norte-americanas de longo alcance causaria uma escalada no conflito.

O esperado anúncio dos EUA ocorre uma semana depois que os países ocidentais prometeram dezenas de tanques de guerra avançados pela primeira vez, um avanço no apoio destinado a dar a Kiev a capacidade de recapturar o território ocupado este ano.

Mas a chegada das novas armas ainda está a meses de distância e, enquanto isso, a Rússia tem ganho força no campo de batalha pela primeira vez desde meados de 2022, em combates brutais de inverno que ambos os lados descrevem como um moedor de carne.

Moscou anunciou avanços ao norte e ao sul da cidade de Bakhmut nos últimos dias, seu principal alvo há meses. Kiev contesta muitas dessas afirmações e a Reuters não pôde verificar de forma independente a situação precisa, mas os locais dos confrontos relatados indicam avanços russos incrementais.

As tropas estavam lutando de prédio em prédio em Bakhmut por ganhos de apenas 100 metros por noite, e a cidade estava sob constante bombardeio russo, disse um soldado de uma unidade ucraniana de voluntários bielorrussos à Reuters de dentro da cidade. As forças russas estavam manobrando para tentar cercá-la.

O Estado-Maior da Ucrânia afirmou na noite de terça-feira que suas forças foram atacadas em Bakhmut e nas aldeias de Klishchiivka e Kurdyumivka em seus acessos ao sul.

Ao sul de Bakhmut, a Rússia também lançou uma grande nova ofensiva esta semana em Vuhledar, um antigo bastião controlado pelos ucranianos na junção das linhas de frente sul e leste. Kiev diz que até agora suas forças se mantiveram lá.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. eua devem enviar foguetes de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.