Exame de sangue auxilia na escolha de tratamento para câncer de mama
Um dos autores do estudo indica que o exame seja usado junto com a avaliação do médico.
Publicada em
Um exame de sangue poderia auxiliar na escolha do melhor tratamento para cada tipo de câncer de mama. Isso aumentaria a sobrevida dos pacientes, segundo um teste clínico apresentado nos Estados Unidos.
Hoje, os critérios que permitem aos médicos avaliar as células tumorais e escolher o tratamento ainda são incertos, de acordo com comunicado do Instituto Curie e a Universidade de Versalhes Saint-Quentin-en-Yvelines.
Em um ensaio clínico que incluiu 778 pacientes, metade teve seu tratamento escolhido com base na avaliação do médico e a outra metade com base em suas células tumorais circulantes (CTC). Para 300 delas, o tratamento indicado pela análise das células tumorais circulantes não correspondia àquele que o médico teria escolhido.
E segundo os pesquisadores, as mulheres tratadas com terapia hormonal por indicação do médico, mas que receberam quimioterapia devido à elevada taxa de CTC no sangue tiveram sua sobrevida aumentada.
Os resultados foram apresentados no Simpósio sobre o câncer em San Antonio, no Texas, pelo professor François-Clément Bidard. O especialista afirmou que a combinação das duas abordagens para guiar as escolhas terapêuticas é importante.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO