Fazer refeições noturnas muito tarde aumenta risco de obesidade
Segundo os pesquisadores, à noite não costumamos gastar muitas calorias.
Publicada em
Entre as causas da obesidade estão fatores como genética, doenças endócrinas, excesso de alimentação, falta de atividade física e problemas para dormir. Mas uma outra possível causa para a doença é o horário em que fazemos nossas refeições.
Segundo um estudo recente, jantar muito tarde, depois das 20h, pode aumentar o risco de apresentar níveis mais altos de gordura corporal e, consequentemente, maior índice de massa corporal (IMC) – fator de risco para a obesidade.
Isso acontece porque durante a noite o gasto de energia é menor e, portanto, grande parte das calorias ingeridas não é queimada, o que leva a seu armazenamento em forma de gordura. Por causa disso, recomenda-se que as refeições mais calóricas sejam feitas pela manhã e/ou pela tarde.
“Quando você ingere mais calorias alimentares no início do dia, elas podem ser mais usadas para energia e menos armazenadas como gordura”, explicou Lona Sandon, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, em comunicado.
Vale lembrar que a recomendação diária para ingestão de calorias é de 2.000, que devem ser distribuídas ao longo do dia.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO