Filmes italianos disponíveis nos streamings
Listamos 6 produções que realmente valem a pena
Publicada em
O cinema italiano nasceu entre 1903 e 1908, logo após os Irmãos Lumière revolucionarem o mundo com suas primeiras exibições. Desde esse, momento o país deslanchou com suas produções nacionais, conseguindo rapidamente atingir uma ótima qualidade nos filmes. Isso fez com que as obras italianas circulassem mundo afora, trazendo grande reconhecimento e renome à sétima arte local.
Até os anos 80 os filmes italianos eram extremamente acalmados e reconhecidos, atingindo seu auge de sucesso entre os anos 40 e 50, com o neorrealismo italianos. As duas décadas seguintes também não deixariam a desejar, já que foram extremamente populares por trazerem gêneros como o Spaghetti western, ou Espaguete Macarrônico, o Musicarello e o Peplum. Essa época foi emblemática para que renomados artistas como, Sophia Loren, Giulietta Masina e Gina Lollobrigida, alcançassem popularidade.
Aqui na Antena 1 nós adoramos falar sobre cinema, mais ainda quando podemos incluir a Itália nesse repertório! Por isso, criamos uma lista de filmes que estão disponíveis nos streamings para você treinar seu italiano e ainda se deliciar com essas incríveis produções.
Confira:
Lazzaro Felice – Netflix
O drama dirigido por Alice Rohrwacher retrata Lazzaro (Adriano Tardiolo), um garoto que vive em uma cidade italiana isolada do resto da atualidade, levando uma vida análoga à escravidão. O período que o filme se passa é por volta dos anos 80, apesar de não ser especificado ao longo da narrativa. Assim, o jovem vive em uma comunidade onde é considerado o mais tolo e ingênuo, sendo subestimado até mesmo por seus familiares.
LEIA MAIS: PLAYLIST ANTENA 1: MÚSICAS PELA PAZ
Porém, um acontecimento gera a mudança completa de sua trajetória, fazendo com que Lazzaro Felice se depare com uma vida nos tempos modernos. Em sua obra, Alice explora a ideia da miséria dos dias de hoje versus uma conjuntura de servidão, considerada inadequada e obsoleta. Mas será que as diferenças são tantas entre passado e presente? Aos olhos de Lazzaro, o expectador se deparará com uma produção que beira a fábula, o realismo histórico e a crônica social.
Veja o trailer:
Selecionado para festivais como o Palma de Ouro e o Festival de Cinema de Cannes, no qual a diretora recebeu prêmio de Melhor Roteiro, “Lazzaro Felice” é um longa que cumpre o que promete. Contando com 89% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme é com certeza uma ótima escolha.
O homem sem gravidade – Netflix
A comédia dramática de Marco Bonfanti, conta sobre Oscar (Elio Germano), um homem que está literalmente fora das leis de gravidade. A trama começa com seu nascimento, no qual o pequeno bebê já sai flutuando do útero de sua mãe. Crescido em uma pequena vila na Itália, Oscar sempre fora protegido e acobertado por sua mãe e avó, até o momento que sua condição é descoberta e o menino se torna um produto de marketing.
Sua história se dá em duas partes, começando na infância e passando para a vida adulta. E com um jogo de significados muito inteligente, o longa faz uma crítica às relações de controle e proteção extrema que a família tem sobre o protagonista. Com um simbolismo muito bem bolado, o filme deixa a mensagem sobre a importância da independência e da leveza, em função de promover a maturidade necessária para encarar o mundo real. Uma produção divertida, que consegue examinar relações sociais sem perder o tom.
O sol de Riccione – Netflix
Agora se você quer um filme leve, bem estilo verão adolescente, “O sol de Riccione” é uma ótima opção. O longa, que tem cenário das praias de Riccione, retrata um grupo de jovens que partem para uma aventura em meio ao verão italiano. Seu diferencial é que ao invés de apresentar somente aquele clichê de romance e novas descobertas, a produção traz um olhar para os problemas e as inseguranças desses jovens.
LEIA MAIS: KING: FLORENCE + THE MACHINE LANÇA NOVA MÚSICA COM VIDEOCLIPE
Ao decorrer da história acompanhamos as histórias do grupo e seu desbravamento da vida em meio a esse momento tão transitório. Mesmo repleta de profundas reflexões, a obra nos traz aquela atmosfera gostosa das produções que se dão sob o período mais quente do ano.
Rosa e Momo – Netflix
Uma produção que conta com a lenda do cinema italiano, Sophia Loren, é com certeza algo que você deve considerar assistir. A atriz faz o papel de umas das protagonistas, Rosa, uma ex-prostituta que sobreviveu ao Holocausto. No momento em que se passa o filme, a senhora já é aposentada e cuida de crianças filhas de trabalhadoras sexuais. Momo (Ibrahima Gueye) aparece de repente em sua vida, e a mulher fica desolada.
O menino, imigrante senegalês, é um órfão que parece ser completamente indomável e é na relação dos dois que a história se debruça. Além disso, também explora as relações que a personagem de Sophia tem com as pessoas que a rodeiam, e Momo deverá aprender como viver e conviver com todas essas figuras.
Uma curiosidade sobre o filme é que uma das músicas da trilha sonora, “Io Sì”, de Laura Pausini, teve até indicação ao Oscar de Melhor Canção Original. A cantora agora está em um de seus auges, e nós da Antena 1 tivemos a oportunidade de conversar com ela sobre a carreira, confira: LAURA PAUSINI: EM ENTREVISTA EXCLUSIVA CANTORA DIZ SOBRE NOVO SINGLE “SCATOLA”
Belos Sonhos – Prime Video
Um filme se baseia no romance autobiográfico do escritor e jornalista Massimo Gramellini. O longa gira em torno do protagonista, um profissional extremamente respeitado em seu meio, ter de lidar com a terrível morte de sua mãe.
Quando tinha somente nove anos, o menino teve a terrível dor de se tornar órfão de mãe, que faleceu misteriosamente. O jovem nunca de fato aceitou a morte da mulher, e isso faz com que ele tenha que lidar com essa dor já sendo um adulto e jornalista conceituado. Esse contato com o trauma não superado causará um grande impacto na vida do personagem, que terá que fazer de tudo para seguir sua vida.
A Incrível História da Ilha das Rosas – Netflix
A produção, que tem base real na história do engenheiro Giorgio Rosa, é realmente uma peça muito singular. O protagonista Giorgio Rosa (Elio Germano) tem a ideia de construir uma ilha em águas internacionais e declarar o espaço como um país independente. Ele e seu amigo criam uma plataforma de aço fora do território marítimo italiano e cria uma terra onde implementa as próprias regras.
Leve e divertido, o longa conta com um forte elenco, uma ótima fotografia e cenários incríveis. Uma comédia dramática que traz consigo a atmosfera perfeita para encerrar nossa lista com chave de ouro!
Veja também:
O QUE É O MOVIMENTO PAZ E AMOR? SAIBA TUDO SOBRE ESSA IDEOLOGIA
SALA DE BATE PAPO