Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

George Grosz: artista ganha museu exclusivo em Berlim

O artista alemão ficou conhecido por suas pinturas sobre a vida caricata de Berlim

Placeholder - loading - Museu Das Kleine Grosz. - Divulgação
Museu Das Kleine Grosz. - Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

George Gorz é praticamente um patrimonio berlinense. O pintor marcosua obra pelo cotidiano da cidade onde nasce e morreu. Com traço que misturava o impressionismo com o cubismo, Gorz marcou a marte moderno com seu olhar diferente.

Um grupo de cidadãos e o Intituto George Grosz estão planenjando abrir um museu em maio dedicado exclusivamento ao artista. A sede será em uma estação de petroleo destivada em Berlim, a cidade que é a alma das obras do pintor.

 O Pequeno Museu de Grosz
Toque para aumentar

©planungsbüro brakel, Berlin

Atualmente, não existe nenhum museu dedicado ao Grosz, mesmo tendo sido um dos mais conhecidos artistas alemães. Contudo, a presença e valorização da obra do pintor vem crescendo desde 2015 quando o instituto em prol da obra do pintor foi fundado.

Inicialmente, o local deve funcionar por 5 anos e será chamado de "O Pequeno Museu de Rosz" – um trocadilho já que o nome do pintor se assemelha a palavra “groß”, que significa grande em alemão.

O fundo monetário para a construção do local vem totalmente de investidores e apoiadores privados e seu acervo veio de empréstimos da família e do instituto de Grosz. “Não é de nosso interesse competir com outros museus por investimentos públicos. Esperamos que os berlinenses fiquem entusiasmados e que isso possa torná-lo permanente”, conta Matthis Karstens, curador do museu.

Pintura de Grosz com cruzamento com muitas pessoas e carros

A primeira exposição será “Gross Before Grosz” – Gross antes de Grosz em tradução livre – e mostrará trabalhos do artista no começo de carreira quando era conhecido como Georg Ehrenfried Gross. Além do acervo fixo, ele contará com 10 exibições temporárias ao longo dos 5 anos previstos, cada uma dessas exposições passageiras terá como foco diferentes aspectos de sua carreira. “Nos atendo a personalidade controversa de Grosz, o museu quer promover uma vívida troca entre gerações e campos políticos diferentes para enfrentar desafios sociais do presente”, concluíram os fundadores.

Grosz
Toque para aumentar

Com toda a certeza, uma parada obrigatória aos turistas que passarem por Berlim.

Veja também:

BMW LANÇA SKILL NA ALEXA E EXPANDE INTEGRAÇÃO ENTRE CARROS E TECNOLOGIA

GEORGE HARRISON: BEATLE PARTICIPOU DE COVER DE “ANNA JULIA”, DO LOS HERMANOS

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

50 min
  1. Home
  2. noticias
  3. george grosz artista ganha …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.