Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Giorgio Moroder completa 83 anos: Confira a homenagem da Antena 1

Ele é considerado um dos maiores produtores e compositores da história da música

Placeholder - loading - O histórico produtor e compositor Giorgio Moroder (Divulgação)
O histórico produtor e compositor Giorgio Moroder (Divulgação)
15
Ver comentários

Publicada em  

Hoje completa 83 anos um dos maiores produtores e compositores da história da música mundial. Estamos falando de Giorgio Moroder.

Talvez esse nome não seja muito conhecido pela maioria do grande público, mas quem acompanha a programação da Antena 1, certamente já ouviu clássicos como “Take My Breath Away”, de Berlin, tema de amor do filme “Top Gun”, ou “What a Feeling”, de Irene Cara, tema do filme “Flashdance”. Esses e outros hits incríveis tem a marca de Moroder.

Take My Breath Away”, de 1986, ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Canção.

"Flashdance…What a Feeling" , de 1983, também faturou os prêmios do Oscar e do Globo de Ouro de Melhor Canção.

Giovanni Giorgio Moroder nasceu na cidade italiana de Ortisei, no dia 26 de abril de 1940. Ele se tornou um produtor e compositor musical local, que inovou a chamada música disco, com o massivo uso de sintetizadores, no final dos anos 70. Inclusive, ele é considerado um dos “Pais da Disco Music”.

Como produtor musical, é particularmente conhecido por seu trabalho com a cantora Donna Summer, em sucessos como “Love to Love You Baby”, “I Feel Love" e “Hot Stuff”.

A lista de artistas que Giorgio Moroder produziu é grande: David Bowie, Cheap Trick, Blondie (com o hit “Call Me”), Joe Esposito, Nina Hagen, Elton John, Janet Jackson, Chaka Khan, Britney Spears, Lady GaGa, Kenny Loggins, Gloria Estefan, Freddie Mercury, Olivia Newton-John, Barbra Streisand, Liza Minnelli, Bonnie Tyler, Kylie Minogue, entre muitos outros

Nos anos 80, Moroder produziu, dentre outras, músicas das trilhas sonoras de filmes famosos: “A História Sem Fim”, “Flashdance”, “Scarface”, e “Um Tira da Pesada 2".

Produziu também as bandas, Information Society, Sigue Sigue Sputnik e o cantor Philip Oakey (vocalista do Human League), que em sua carreira solo fez grande sucesso com o hit "Together In Eletric Dreams", de 1985.

Em 2013, participou da produção do álbum da dupla de DJ's Daft Punk, intitulado “Random Access Memories”, lançado em maio de 2013.

No ano de 2021, ajudou na produção de duas músicas da banda Duran Duran: “Tonight United” e “Beautiful Lies”, do álbum “Future Past

Giorgio Moroder marcou para sempre a história da música mundial, principalmente numa época em que fazer as suas produções era praticamente um trabalho “hercúleo”, com equipamentos bem limitados; muito longe da tecnologia utilizada hoje.

Giorgio Moroder em um estúdio de produção na década de 1970 (Divulgação)
Toque para aumentar

Simplesmente um gênio da música, que produziu e compôs milhões de discos vendidos ao redor do mundo; além de ter faturado dezenas dos maiores prêmios e honrarias da música global pela sua obra magnífica!

Veja também:

“GLORIA THE TOUR”: SAM SMITH ADIA SHOWS

U2 ANUNCIA DATAS DE SHOWS NO SPHERE LAS VEGAS

Imagem de conteúdo da notícia "Giorgio Moroder completa 83 anos: Confira a homenagem da Antena 1" #2
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Escrito por Daniel Vito

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. giorgio moroder completa 83 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.