Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Gleisi diz esperar melhora nas decisões do Copom e destaca boa relação com Haddad

Placeholder - loading - Ministra Gleisi Hoffmann 10/03/2025 REUTERS/Adriano Machado
Ministra Gleisi Hoffmann 10/03/2025 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Victor Borges

BRASÍLIA (Reuters) - A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta sexta-feira que espera uma melhora nas próximas decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sobre os juros e também que a autarquia leve em consideração a situação econômica atual nas futuras reuniões.

'Eu tenho expectativa de que o Banco Central agora, a autoridade monetária, considere a realidade econômica do pais, considere, enfim, a questão da inflação para ter uma política mais compatível com nossa realidade', disse Gleisi em entrevista à CNN Brasil. 'A gente tem condições de ter uma situação melhor na política monetária. É a minha expectativa com as futuras decisões.'

A ministra também lembrou que a alta de 1 ponto percentual, a 14,25% ao ano, na taxa Selic anunciada pelo Copom nesta semana já estava precificada desde o ano passado.

Gleisi definiu a atual meta de inflação, de 3% com margem de tolerância de 1,5% para mais ou menos, como 'justa', dizendo não ver necessidade de debater sua alteração.

'Não acho que seja o caso de discussão de mudança e não acho que a inflação, mesmo estando acima da banda da meta, esteja absurdamente estourada. Eu acho que as medidas estão sendo tomadas e não acredito que seja só a política de juros que vai resolver isso', afirmou.

O IPCA, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), subiu 1,31% em fevereiro, depois de avançar 0,16% em janeiro. Em 12 meses até fevereiro o IPCA acumulou alta de 5,06%.

No comunicado da decisão sobre juros desta semana, o Copom citou um cenário marcado por desancoragem adicional das expectativas de inflação, projeções elevadas para os preços à frente, resiliência na atividade e pressões no mercado de trabalho, o que exige uma política monetária mais contracionista.

Questionada sobre sua relação com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após divergências anteriores, Gleisi afirmou que tem uma relação boa e respeitosa com o ministro, que negou, na quinta-feira, um 'clima ruim' entre membros do governo.

'Tenho uma boa convivência com o ministro Fernando Haddad', afirmou. 'Gosto dele, tenho muita respeitabilidade. Estive com ele já, quero ajudar e já disse que fui nomeada para ser ministra da articulação política. Então, dentro desse meu papel, quero ajudar o Ministério da Fazenda e ele.'

A ministra citou o projeto de lei que isenta o pagamento do Imposto de Renda para quem recebe até R$5 mil mensais, enviado esta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso, como uma das 'muitas vitórias' que pretende alcançar junto com Haddad.

A ministra também elogiou a redação do texto e afirmou ter certeza da sua aprovação pelo Congresso.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

20 H
  1. Home
  2. noticias
  3. gleisi diz esperar melhora …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.