Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Chile cancela cúpulas comercial e climática devido a tumultos em Santiago

Placeholder - loading - Veículo em chamas durante protestos no Chile 29/10/2019 REUTERS/Jorge Silva
Veículo em chamas durante protestos no Chile 29/10/2019 REUTERS/Jorge Silva
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marion Giraldo

SANTIAGO (Reuters) - O Chile desistiu nesta quarta-feira de sediar a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) no mês que vem, na qual se esperava que os Estados Unidos e a China assinassem um acordo para amenizar as tensões comerciais que prejudicam a economia global, devido aos protestos de rua que assolam o país sul-americano.

A mudança abrupta, vinda depois de semanas de tumultos contra a desigualdade no Chile que deixaram ao menos 18 mortos, transtornou a Apec, já que os países participantes foram pegos de surpresa e não há sede alternativa de prontidão.

O presidente chileno, Sebastián Piñera, que luta por sua sobrevivência política, disse que tomou a decisão 'dolorosa' de cancelar a cúpula, além de uma reunião internacional de grande relevância sobre a mudança climática agendada para dezembro, para se dedicar a restaurar a lei e a ordem e levar adiante um novo plano social.

'Como presidente de todos os chilenos, sempre preciso colocar os problemas e interesses dos chilenos, seus desejos e suas esperanças, em primeiro lugar', disse ele em declaração curta no palácio La Moneda, em Santiago.

A cúpula da Apec deveria reunir 20 líderes mundiais entre 16 e 17 de novembro. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu colega chinês, Xi Jinping, deveriam assinar um acordo provisório para encerrar a guerra comercial iniciada por Washington.

O cancelamento pode privar os dois líderes de uma chance de se encontrarem em breve em terreno neutro, mas o governo Trump disse que ainda espera assinar o acordo com a China no mês que vem. Uma autoridade da Casa Branca disse à Reuters que o recuo do Chile pegou o governo norte-americano de surpresa.

Piñera não mencionou uma possível localidade alternativa para a cúpula da Apec.

Tumultos violentos deixaram grandes partes de Santiago interditadas. O metrô da capital sofreu ao menos 400 milhões de dólares de danos. Sete mil pessoas foram presas no total e os negócios chilenos sofreram perdas de cerca de 1,4 bilhão de dólares.

Piñera também disse que tampouco conseguirá sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP25) entre 2 e 13 de dezembro.

A cúpula iria reunir delegados de cerca de 190 nações para conversas cuja meta é detalhar como reduzir as emissões globais para cumprir o acordo climático de Paris.

(Reportagem adicional de Valerie Volcovici em Washington, Nina Chestney em Londres e Dave Graham na Cidade do México)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. governo do chile cancela apec …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.