Guitarrista Jeff Beck morre aos 78 anos
Músico era conhecido pela sua participação na banda Yardbirds
Publicada em
O guitarrista Jeff Beck morreu, aos 78 anos, nesta terça-feira (10/01). Considerado o quinto melhor guitarrista da história pela revista Rolling Stone, o músico faleceu após contrair meningite bacteriana.
O anúncio da morte foi feito através das redes sociais do artista: “Em nome da sua família, é com profunda tristeza que comunicamos a morte de Jeff Beck. Depois de contrair meningite bacteriana de repente, ele morreu pacificamente ontem. A sua família pede por privacidade enquanto lidam com essa perda”.
Relembre a trajetória de Jeff Beck
Jeff Beck nasceu Geoffrey Arnold Beck, na cidade de Londres, Inglaterra, no ano de 1944. Alçado à fama através da banda Yardbirds, o guitarrista passou pouco menos de dois anos com o grupo até lançar-se em carreira solo, em 1968, com seu álbum “Truth”.
Posteriormente, o guitarrista fez sucesso com o grupo Jeff Beck Group, formado inicialmente por ele, Rod Stewart e Ronnie Wood.
Seu maior êxito comercial foi com de jazz-fusion "Blow By Blow", de 1975. Projeto este que o rendeu uma estatueta do Grammy Awards; feito que se repetiu mais sete vezes durante a carreira do astro.
Além dos prêmios, Jeff Beck também foi introduzido no Rock and Roll Hall Of Fame por duas vezes: em 1992 com os Yardbirds e em 2009 com sua carreira solo.
Seu último trabalho antes do falecimento foi o álbum “18”, lançado em julho de 2022, em colaboração com o ator e músico Johnny Depp.
Artistas repercutem morte de Jeff Beck
O mundo da música, em especial os grandes nomes do Rock, está enlutado pela perda de um mestre das cordas como Jeff Beck.
Através das redes sociais, muitos artistas prestaram suas homenagens ao guitarrista.
"Notícia devastadora sobre a perda de uma lenda da guitarra tão amada e influente Jeff Beck. Ele fez a guitarra cantar... uma poderosa influência para mim e para tantos outros", publicou Steve Hackett, do Genesis.
"O guerreiro de seis cordas não está mais aqui para admirarmos o feitiço que ele podia produzir em torno das nossas emoções mortais. Jeff podia canalizar a música do etéreo. Sua técnica única. Sua imaginação aparentemente ilimitada. Jeff, eu sentirei sua falta junto aos seus milhões de fãs. Descanse em paz", disse Jimmy Page, do Led Zeppelin.
"Agora que Jeff se foi, sinto que um dos meus irmãos deixou este mundo e vou sentir muito a falta dele. Estou enviando muita solidariedade a Sandra, sua família e todos que o amavam. Quero agradecê-lo por todos os nossos primeiros dias juntos no Jeff Beck Group, conquistando a América", disse Ronnie Wood, dos Rolling Stones; que completou: "Musicalmente, nós estávamos quebrando todas as regras, isso foi um rock'n'roll fantástico e inovador! Ouça a inacreditável faixa 'Plynth' em sua homenagem. Jeff, eu sempre amarei você. Deus abençoe".
Veja também:
U2 REVISITARÁ 40 FAIXAS CLÁSSICAS NA COLEÇÃO 'SONGS OF SURRENDER'
Escrito por Redação Antena1
SALA DE BATE PAPO