Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Há suspeita de ação orquestrada em queimadas na Amazônia, diz Raquel Dodge

Placeholder - loading - Fumaça decorrente de incêndios na Floresta Amazônica perto de Porto Velho 21/08/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Fumaça decorrente de incêndios na Floresta Amazônica perto de Porto Velho 21/08/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ver comentários

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou nesta segunda-feira que há uma 'suspeita de ação orquestrada' nas ações que levaram a queimadas na região amazônica e que isso justificou determinação dela para abrir inquérito a fim de identificar e punir os responsáveis pelos atos criminosos.

'Há suspeita ação orquestrada, há suspeita de uma atuação que foi longamente cultivada para chegar a esse resultado. O que nós percebemos da conversa de hoje é que há sinais disso, há elementos que justificam a abertura de inquérito para investigar e punir os infratores', disse Dodge, em entrevista após se reunir em Brasília com representantes do Ministério Público Federal e de Estados que compõem o bioma.

A procuradora-geral anunciou que o inquérito vai apurar incentivos de quem realizou queimadas em terras federais e em unidades de conservação federal. Ela não quis adiantar quantos suspeitos estão na mira das investigações porque o foco das queimadas é grande e ele ocorreu em vários municípios de vários Estados que compõem a Amazônia Legal.

Dodge disse que os ramos do Ministério Público decidiram criar uma frente pela Amazônia com o objetivo de adotar ações coordenadas e preventivas em relação à floresta. Questionada se discursos radicais e cortes de orçamento levam a um favorecimento de ações criminosas na região, ela não respondeu e disse apenas que o Ministério Público está 'olhando para a frente'.

DESMATAR CUSTA CARO

O procurador da República Joel Bogo, presente ao encontro e que atua no Acre, disse em entrevista que já há diversos inquéritos instaurados pela força-tarefa do MPF na Amazônia nos quais grandes pecuaristas já foram alvos de investigação e que há organizações criminosas que foram denunciadas.

Segundo Bogo, é preciso avançar e identificar outros grupos criminosos. Ele destacou que realizar queimadas custa caro.

'Desmatamento ilegal de grandes proporções é praticado sim por agentes do crime organizado, inclusive pela capitalização, desmatamento custo caro, não se desmata sem capital, sem recursos', disse, ao citar que, para desmatar mil hectares, a despesa é de 1 milhão de reais.

O coordenador da Câmara de Meio Ambiente do MPF, subprocurador-geral Nívio de Freitas, foi na linha do colega do Acre sobre o custo elevado do desmatamento e disse que a prática não ajuda os agricultores de modo geral.

'Essa não é uma questão de atuação em prol da agricultura, até porque essas pessoas que fazem isso elas vão contra os interesses dos agricultores que atuam dentro da legalidade, é um momento gravíssimo', disse.

Freitas descartou a participação de organizações não-governamentais nas queimadas da região, suspeita levantada pelo presidente Jair Bolsonaro dias atrás.

'Se há uma coisa que não há indicativo, não há indicativo nenhum, pelo contrário, as ONGs atuam em colaboração com os órgãos públicos', disse.

'Normalmente não são produtores rurais, são pessoas criminosas que desmatam a Amazônia, tocam fogo no afã de posteriormente conseguir legitimar essas terras', completou.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ha suspeita de acao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.