Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Há três anos no exílio, oposição de Belarus se divide sobre próximo passo

Placeholder - loading - Sviatlana Tsikhanouskaya, líder da oposição bielorrussa 06/08/2023 REUTERS/Kuba Stezycki
Sviatlana Tsikhanouskaya, líder da oposição bielorrussa 06/08/2023 REUTERS/Kuba Stezycki
Ver comentários

Publicada em  

Por Agnieszka Pikulicka-Wilczewska

VARSÓVIA (Reuters) - Pavel Maryeuski, de 33 anos, era um ativista comprometido com a política pacífica e nunca havia segurado uma arma quando fugiu de Belarus, após a repressão do presidente Alexander Lukashenko aos protestos contra o resultado de uma eleição, três anos atrás.

No ano passado, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, ele sentiu o chamado para a batalha e se juntou a uma unidade de voluntários de Belarus lutando em apoio à Ucrânia na linha de frente.

'Primeiro pensei na Ucrânia, nos ucranianos e na proteção da vida', disse ele à Reuters na Polônia. 'Depois pensei em Belarus.'

Se a Rússia perder, pode haver mudanças também em Belarus e seus companheiros veteranos do conflito na Ucrânia devem desempenhar um papel importante na luta por seu país.

No terceiro aniversário da eleição que seus seguidores acreditam que ela venceu, a líder da oposição bielorrussa, Sviatlana Tsikhanouskaya, de 40 anos, tem todas as características de um líder à espera: um gabinete no exílio, missões diplomáticas e reuniões regulares com dignitários ocidentais.

Com quase toda a oposição agora na prisão ou no exílio, isso não é pouco. A oposição é diversa e difusa, provavelmente compreendendo alguns milhares das 100.000 pessoas que fugiram do país nos últimos três anos, com políticas que vão do liberalismo ao nacionalismo.

Muitos enfrentarão longas sentenças por acusações criminais à revelia, caso retornem a Belarus. A Reuters conversou com mais de 20 figuras da oposição para avaliar seu humor três anos após a eleição que iniciou a repressão. A maioria vê pouco caminho para uma vitória rápida sobre um líder no poder por quase 30 anos.

Eles estão divididos sobre as táticas, mas estão unidos por sua raiva contra o governo continuado de Lukashenko, a prisão e a tortura de milhares de oponentes e a estreita aliança com a Rússia, que eles dizem negar a soberania de Belarus.

“Conseguimos manter a unidade das forças democráticas e reestruturá-las, ou seja, criar novos órgãos e manter a cooperação entre os atores políticos e as iniciativas cívicas”, disse Tsikhanouskaya à Reuters na semana passada, em entrevista pelo Zoom, direto da Lituânia.

No entanto, um número pequeno, mas crescente, de ativistas, muitos com experiência em combate na Ucrânia, diz que é hora de treinar para uma luta de verdade.

Em uma conferência na Polônia na semana passada, alguns dos maiores aplausos foram para um veterano de combate na Ucrânia, Pavel Kuhta, que fez um discurso inflamado denunciando membros do gabinete exilado de Tsikhanouskaya por não fazerem o suficiente para organizar a resistência armada.

Sergey Kedyshko, de 47 anos, que lidera um grupo de cerca de 200 voluntários bielorrussos que realizam treinamento de combate na Polônia e na Lituânia, concordou com a premissa de que a oposição precisa se preparar para o combate.

'Quando ocorre algum tipo de ação militar, quando é necessário agir com muita rapidez e eficácia, a oposição bielorrussa sempre fica para trás, então estamos perdendo', disse.

((Tradução Redação São Paulo, +55 11 5047-3075)) REUTERS FC FDC

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

1 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ha tres anos no exilio …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.