Hans Zimmer: 66 anos do famoso compositor de cinema
Músico compôs trilhas sonoras de sucessos como “O Rei Leão” e “Gladiador”
Publicada em
A sonorização das melhores produções do cinema jamais seriam as mesmas sem as contribuições de Hans Zimmer. O músico, compositor e produtor alemão é figurinha carimbada nos processos criativos do cinema e nesta terça-feira (12), completa 66 anos.
Em honra a esse gigante da música, a Antena 1 relembra cinco contribuições de Hans Zimmer em importantes filmes, entre animações e live-actions. Veja:
- O Rei Leão
Em 1994, Hans Zimmer foi responsável por compor uma das trilhas sonoras mais mágicas da história do cinema: a de “O Rei Leão”. O alemão ficou encarregado de escrever a partitura, enquanto Elton John compôs as músicas junto com o letrista Tim Rice.
Com esse projeto, Zimmer conquistou sua primeira estatueta do Oscar, na categoria Melhor Trilha Sonora Original, em 1995.
- Interstellar
Em 2014, o aniversariante foi responsável por criar as icônicas sonorizações de “Interstellar”, longa de Christopher Nolan. O longa acompanha a história de Cooper, - interpretado por Matthew McConaughey- um ex-piloto da NASA, e sua equipe em uma missão desesperada para encontrar um novo lar para a humanidade, uma vez que a Terra enfrenta uma crise ambiental devastadora.
- Gladiador
Outro grande sucesso do cinema sonorizado por Hans Zimmer é “Gladiador”, dos anos 2000. O longa dirigido por Ridley Scott narra a história de Maximus Decimus Meridius, um general romano leal que é traído e forçado a se tornar um gladiador, buscando vingança contra o imperador corrupto Commodus pela morte de sua família e pela traição que sofreu.
- Piratas do Caribe
Mais uma franquia da Disney sonorizada por Hans: três filmes da saga “Piratas do Caribe” contam com suas contribuições. As composições do músico embalam a história do famoso Jack Sparrow, vivido por Johnny Depp.
- Duna
Por fim, mais um filme que concedeu a Zimmer uma estatueta do Oscar. “Duna”, de 2021, venceu a categoria Melhor Trilha Sonora Original, repetindo o feito de 1995.
"Duna", dirigido por Denis Villeneuve, é uma adaptação épica e visualmente deslumbrante do romance clássico de Frank Herbert. A história se passa em um futuro distante, em um planeta desértico onde a luta pelo controle por recursos valiosos desencadeia intrigas políticas e conflitos interplanetários.
Veja também:
ARTISTA DA SEMANA: FREYA RIDINGS É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO
ALPINE A310: CLÁSSICO DOS ANOS 80 GANHARÁ VERSÃO ELÉTRICA
SALA DE BATE PAPO