Hidromel: conheça a bebida que vem chamando a atenção
De acordo com os registros, o coquetel alcoólico existe desde os tempos dos Vikings
Publicada em
Hidromel não é uma novidade. A bebida a base de mel tem registro de 9 mil anos na china, competindo com o vinho para ser uma das bebidas mais antigas do mundo.
Tal como sua competidora é muito referenciado na cultura pop: os vikings e povos nórdicos são muitas vezes retratados provando daquela que chamam de bebida dos deuses; Tolkien era um grande apreciador do Hidromel e a bebida apareceu por muitas vezes em suas obras sendo apreciada por elfos e hobbits.
Atualmente, a bebida ficou um pouco de lado e colocada, com alguma exclusividade, em feiras de cultura medieval. Assim, somente os mais aficionados pela cultura tinha acesso e conhecimento sobre a bebida. Prendendo o Hidromel em uma bolha.
Mas como se faz o Hidromel?
A bebida se aproxima muito de um vinho baseado na alta fermentação do mel. Um dos principais produtores no Brasil é a Philip Mead que tem uma receita especial. A marca tem uma seleção especial de apicultores que lhe ajudam a montar seu blend de 3 tipos de mel: Laranjeira, Eucalipto e Silvestre – que varia a depender da flora de cada região.
“A Coca-Cola é uma bebida extremamente doce, não daria para tomar sem os outros componentes. Exatamente esse equilíbrio entre doçura acidez e os taninos que trazem a bebida equilibrada a ponto de você poder tomar em um jantar com os amigos”, conta Philipe Piaia, fundador da Philip Mead. O empresário trouxe o produto para o cenário central no Brasil de pois de muita pesquisa em viniculturas francesas.
Como tomar o hidromel?
O melhor Hidromel é aquele que você gosta, talvez mais doce, talvez mais ácido. “Uma experiencia que gosto de fazer é colocar o hidromel gelado no copo e ir vendo como os sabores mudam conforme a temperatura vai se alterando”, sugere Philipe, mostrando como a bebida pode ser apreciada de diferentes modos.
Misturada com cerveja, quente, frio. O Hidromel pode ser consumido de muitas formas, desde que tenha sido pensado dessa forma quando foi produzido. Envelhecer uma garrafa que foi engenhada para ser consumida rapidamente poderá lhe dar uma experiencia ruim. Então, o mais importante é saber qual foi o objetivo do produtor que engarrafou.
Por sua doçura, a bebida harmoniza com comidas mais fortes e gordurosas, como carne de cordeiro, queijos fortes e salames.
Veja dicas de como harmonizar seu hidromel
O futuro do hidromel
A bebida tem furado a bolha da cultura medieval no Brasil, como fez no Estados Unidos. Mas, mais importante que o futuro da bebida é o futuro que ela ajudar a proporcionar: pelo alto consumo de mel, a produção de Hidromel estimula a produção e proteção das abelhas. “A bebida traz um estímulo do mercado para essa preservação”, explica Philipe.
Veja também:
LETRA E TRADUÇÃO: JACK SAVORETTI & NILE RODGERS - WHO'S HURTING WHO
THE LUMINEERS: WESLEY SCHULTZ FALOU À ANTENA 1 SOBRE O LANÇAMENTO DE BRIGHTSIDE
SALA DE BATE PAPO