Ipec coloca Lula com 54% contra 46% de Bolsonaro nos votos válidos
Publicada em
(Reuters) - Nova pesquisa Ipec divulgada neste sábado, na véspera do segundo turno da eleição presidencial, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 54% dos votos válidos contra 46% do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).
Os números permaneceram inalterados em relação ao levantamento anterior do instituto, divulgado em 24 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Para se calcular os votos válidos da pesquisa, são excluídos os votos brancos e nulos e os indecisos.
No primeiro turno da corrida presidencial, no início do mês, Lula terminou à frente de Bolsonaro com 48,43% dos votos válidos contra 43,20%.
Nos votos totais, Lula aparece com 50% das intenções de voto, ante 43% de Bolsonaro. Na pesquisa passada, o petista tinha os mesmos 50% e o atual presidente também somava os mesmos 43%.
De acordo com o Ipec, os indecisos representam 2% e os que declararam que irão votar em branco ou nulo são 5%. Os dois patamares permaneceram inalterados em relação ao levantamento anterior.
O Ipec entrevistou 4.272 pessoas em 236 municípios entre quinta-feira e este sábado, portanto parcialmente após o último debate entre os candidatos, realizado na noite de sexta-feira pela TV Globo.
Depois dos resultados oficiais do primeiro turno, os institutos de pesquisa têm sido alvo de críticas, especialmente do atual presidente e aliados, por terem subestimado os números do candidato à reeleição na primeira votação.
(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO