Israel aprova combustível para caminhões da ONU em Gaza, diz fonte
Publicada em
BEIRUTE (Reuters) - Israel aprovou que 24 mil litros de óleo diesel sejam usados em caminhões nas operações das Nações Unidas na Faixa de Gaza, disse uma fonte humanitária nesta terça-feira.
As agências humanitárias do enclave afirmam que a falta crônica de combustível tem dificultado os esforços para fornecer alimentos, água e medicamentos aos palestinos em Gaza, sitiados enquanto Israel trava uma guerra contra os militantes do Hamas.
O combustível é destinado apenas aos caminhões da ONU e não aos hospitais, disse a fonte. Os Estados Unidos pressionaram a ONU a aceitar o combustível, acrescentou a fonte.
As Forças de Defesa israelenses não fizeram comentários imediatos. Não houve comentários imediatos do Hamas.
Não ficou imediatamente claro como o combustível seria entregue.
Citando fontes dos EUA e de Israel, o site Axios informou que Israel planeja permitir que caminhões usados pela agência de refugiados palestinos da ONU, a UNRWA, em Gaza, sejam reabastecidos na quarta-feira na passagem de Rafah do enclave com o Egito.
As autoridades de saúde de Gaza suspenderam as operações em muitos hospitais do enclave devido à falta de combustível e de outros suprimentos.
O coronel Moshe Terto, que dirige um órgão do Ministério da Defesa israelense que cuida dos assuntos civis em Gaza, disse que Israel está monitorando a situação do combustível “diariamente”.
“(Nós) coordenaremos e facilitaremos a entrada de combustível quando for necessário”, disse Terto.
(Reportagem de Maya Gebeily em Beirute e Emily Rose em Jerusalém)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO