It Octa: conheça a empresa focada em recrutamento internacional
Confira a entrevista com o fundador da empresa Christopher Neudl
Publicada em
Tecnologia e recrutamento estão sim no mesmo meio, e a It Octa, uma empresa brasileira, está no mercado para provar isso. Antenados, não percam um só detealhe dessa entrevista exclusiva com o CEO da marca que promete revolucionar o mercado no âmbito de recrutamento e seleção de profissionais.
QUEM É CHRISTOPHER NEUDL?
Christopher é natarual da cidade de São Paulo, formado em marketing, e desde de 2012, atua na área de recrutamento e seleção. Após um período de intercâmbio nos Estados Unidos, o empresário viu que estava preparado para ingressar de vez no meio. Após essa etapa de sua vida, começou a procura por emprego, visando uma recolocação no mercado de trabalho.
A experiência e conhecimento adquirido pelo profissional veio através de uma função no qual ele não tinha conhecimento, o ramo comercial de um site de empregos. Mesmo não sendo na área desejada, na qual Christopher tem a expertise, o cargo serviu para que ele tivesse um grande salto na carreira - o que mais tarde, o levou para uma companhia de recrutamento de profissionais de tecnologia, local onde integrou o quadro de funcionários por três anos
No ano de 2017, Christopher fundou a Octa e, desde de então, vem se posicionamento positivamente no mercado.
Conheça o canal da It Octa:
Para contribuir com o conhecimento financeiro de nossos Antenados, a Antena 1 preparou uma matéria especial para você que pretende investir em 2022. O dólar pode o começo!
Veja mais: Investimentos: 5 dicas para investir em dólar em 2022
Em ascensão contínua, a área da tecnologia exige profissionais e que os mesmos sejam qualificados, e muitas vezes, empresas encontram dificuldades nó recrutamento de pessoas ideiais para os projetos.
It Octa, então, faz o serviço da busca da pessoa ou um time ideal de acordo com a necessidade da companhia que procura a Octa. Esse processo é chamado de “plug and play”, isso significa que empresa vai atrás do profissional, e realoca-o de acordo com a necessidade do projeto, podendo ser até mesmo em outro país.
“No final de 2017 até o inicio de 2020 a gente cresceu exclusivamente na parte de “headhunter”, e entramos também no “outsourcing", crescendo nessa frente de administração de profissionais de T.I dentro das empresas”, afirma Christopher.
A grande novidade para a It Octa, foi um acordo , uma “Join Venture”,com a empresa paquistanesa Cloud Primero. Essa parceria começou devido a um déficit no mercado brasileiro.
“Segundo estudos da Brascom, até 2024 vão faltar mais de 260 mil profissionais no mercado, com isso, haverá uma demanda de mais de 420 mil. O problema é nao tem esses profissionais qualificados dentro do Brasil. Vendo então essa dor do mercado brasileiro, as empresas ficam refens de poucas opções de saída, e formação em massa, é uma delas,só o que isso leva muito tempo até que o candidato seja treinado e obtenha a experiência necessária para exercer uma função determinada. Logo, pensei que com a Octa e através do serviço de “plug and play, nos pudéssemos importar essas pessoas de fora, para suprir essa necessidade”, acrescenta Christopher.
Baseado nessa dificuldade em encontrar pessoas qualificadas, a marca faz a captação das empresas interessadas no serviço e oferece a solução para uma corporação, uma vez que eles entendem como é o pedido do cliente. Sem contar que esse tipo de trabalho precisa ser personalizado, e é aí que a Cloud entra para avaliara demanda, e se necessário, importar esses profissionais.
A América Latina ainda é um mercado pouco explorado nesse segmento, e a Octa foi uma porta de entrada para que a Cloud Primero, tivesse o contato inicial aqui e fizesse com que os negócios saíssem do papel
“A ideia partiu do CEO da Cloud Primero, em saber mais sobre o mercado brasileiro e que queria começar pelo expandir Brasil e depois para as outros países da América Latina. Então, depois desse desejo, o CEO da Cloud acionou um amigo em comum comigo, e esse amigo avisou da Octa, que seria uma empresa em potencial para começar os trabalhos em solo brasileiro, assim firmamos a parceria”, conta o fundador da It Octa.
Vale ressaltar que esse é um dos primeiros passos para termos uma busca de profissionais mais refinada e que realmente analise as competências do candidato a fim de recolocá-lo no mercado com a máxima precisão.
E você, qual é a sua opinião sobre o assunto? Deixe o seu comentário na caixa de mensagens do nosso Facebook e Instagram!
Veja também: Antena 1 chega na assistente virtual do Google
SALA DE BATE PAPO