Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Jornalista das Filipinas é solta sob fiança após prisão gerar revolta

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Jornalista das Filipinas é solta sob fiança após prisão gerar revolta"
Ver comentários

Publicada em  

Por Martin Petty e Neil Jerome Morales

MANILA (Reuters) - A diretora de um site de notícias das Filipinas conhecida por seus atritos com o presidente Rodrigo Duterte foi solta sob fiança nesta quinta-feira, um dia depois de sua prisão amplamente criticada, resultante de acusações de calúnia que críticos dizem ser um esforço do governo para assediar jornalistas.

Maria Ressa, diretora premiada do Rappler, recebeu um mandado de prisão ao vivo na televisão em seu escritório na quarta-feira devido ao que agências reguladoras da mídia disseram ser acusações forjadas que visam intimidar aqueles que contestam o governo Duterte.

'Para mim se trata de duas coisas: abuso de poder e o uso da lei como arma', disse Maria.

'Vocês têm que expressar revolta, e fazê-lo já. A liberdade de imprensa não diz respeito só aos jornalistas, não diz respeito só a nós, não diz respeito só a mim, não diz respeito só ao Rappler. A liberdade de imprensa é o fundamento de todo e qualquer direito de todo filipino à verdade', afirmou ela aos repórteres depois de pagar a fiança.

Maria é acusada de calúnia cibernética por causa de um artigo de 2012, atualizado em 2014, que conectou um empresário a assassinato e tráfico de pessoas e drogas. O site citou informações contidas em um relatório de inteligência, mas não disse qual agência o compilou.

O advogado do empresário disse que as informações estão erradas, que o artigo é difamatório e que seu cliente quer limpar o nome.

Duterte não esconde seu descontentamento com o Rappler e se desentendeu várias vezes com seus repórteres, conhecidos por apurar suas diretrizes e indicações e por questionarem a exatidão de seus comentários abrangentes e com frequência belicosos.

DESESTÍMULO À CRÍTICA

O noticiário do Rappler acusou sua gestão de criar um 'ecossistema' nas redes sociais concebido para defender Duterte, ameaçar e desacreditar seus oponentes e desestimular a crítica nos cidadãos suscitando o medo de serem atacados por trolls na internet. O governo nega as acusações.

Certa vez Duterte insinuou que o Rappler é de propriedade norte-americana e que por isso pode ser ligado à Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA). Ele classificou o site como um 'veículo de notícias falsas' e proibiu um de seus repórteres de cobrir seus eventos.

Foi a primeira vez que Maria foi presa, mas ela disse que foi a sexta vez que foi acusada e recebeu direito de sair sob fiança.

O porta-voz presidencial, Salvador Panelo, disse que o caso de calúnia não tem nada a ver com o governo e que Duterte não tem interesse em punir jornalistas.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

Com performances impactantes, prêmios históricos e homenagens emocionantes, o American Music Awards 2025 reafirmou seu papel como um dos maiores eventos da indústria musical. Billie Eilish consolidou seu reinado, Lady Gaga e Bruno Mars brilharam com uma colaboração inesquecível, e nomes como Taylor Swift, Rod Stewart, Jennifer Lopez e Janet Jackson mostraram por que seguem no coração dos fãs ao redor do mundo — e nas playlists da Rádio Antena 1.

Veja a seguir como foi a noite dos grandes vencedores e homenageados do AMAs 2025, evento realizado na noite de ontem, 26 de maio, no Fontainebleau Las Vegas, com apresentações marcantes, surpresas e celebrações que movimentaram o mundo da música internacional.

Jennifer Lopez Brilhou Como apresentadora e Abriu a Noite com Espetáculo Impactante

Além de conduzir com carisma e elegância a cerimônia do American Music Awards 2025, Jennifer Lopez roubou a cena logo na abertura do evento com uma performance de tirar o fôlego. Em um medley explosivo de seis minutos, a estrela do pop percorreu os maiores sucessos do ano – com direito a coreografias ousadas, pirotecnia e um momento que viralizou nas redes sociais: Lopez beijou dois de seus dançarinos durante a apresentação. O show incluiu trechos de hits como Die With a Smile, a poderosa colaboração entre Lady Gaga e Bruno Mars, que mais tarde venceria na categoria de Melhor Colaboração e Melhor Videoclipe.

A performance estabeleceu o tom vibrante da noite e reforçou por que Jennifer Lopez segue sendo uma das figuras mais relevantes do pop internacional.

Billie Eilish Domina o American Music Awards 2025 em Noite de Consagração

Billie Eilish dominou o American Music Awards 2025 com uma performance histórica que consolidou seu lugar no topo da música pop contemporânea. A cantora venceu em todas as sete categorias em que foi indicada, incluindo os cobiçados troféus de Artista do Ano, Álbum do Ano — com o aclamado Hit Me Hard and Soft — e Canção do Ano, pelo single Birds of a Feather.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. jornalista das filipinas e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.