Kazbek: o restaurante georgiano no centro cosmopolita russo
Localizado em Moscow, o estabelecimento com decoração de Andrey Dellos e cozinha de Mamiya Jojua é recomendado pelo Guia Michelin
Publicada em
Localizado no coração cosmopolita da Rússia está Kazbek, o restaurante às margens do rio Moscow impressiona a todos que provam sua culinária georgiana, feita pelo chef Mamiya Jojua, nascido em Tbilisi, Geórgia.
Com design do restaurateur, arquiteto e decorador Andrey Dellos, o Kazbek apresenta elementos clássicos e mediterrâneos ao mesmo tempo, trazendo um toque de acolhimento à modernidade dos dias atuais, como se o restaurante fosse um refúgio.
Segundo Dellos, o design foi uma junção de todas as suas memórias acerca de momentos passados na Geórgia, uma tentativa de traduzir o clima ensolarado e gentil em móveis de madeira belamente envelhecida e colorida; luzes amarelas e detalhes bem escolhidos; e paredes cuidadosamente texturizadas.
Os pratos típicos que Jojua e sua mãe preparam no fogão à lenha passam a sensação de comida tradicional e caseira que, somados à decoração exímia, rendem a um dos restaurantes mais badalados de Moscow a recomendação do Guia Michelin - guia turístico extremamente respeitado.
Abaixo você confere um vídeo promocional do Kazbek:
Cardápio
O cardápio diverso e cuidadosamente curado inclui saladas diversas, que passam o frescor mediterrânio da cozinha de Jojua, entradas com cogumelos; batatas; queijos e ervas frescas, preparando o cliente para os protagonistas: os pratos principais.
Alguns dos destaque do cardápio são:
- Khinkalis, pasteis de massa cozidos, típicos da Geórgia;
- Sopas e cremes;
- Khachapuri, um pastel recheado com queijo, considerado um nacional da culinária georgiana;
- Carnes, peixes e frutos eximiamente temperados.
Chef
Como se uma visita ao Kazbek já não fosse motivada pela culinária e ambientação, o talento do chef Mamiya Jojua e de sua mãe seriam o suficiente.
Jojua já é considerado um ícone da cozinha georgiana, assim como um orgulho, uma vez que levou os conceitos tradicionais da culinária de seu país natal para um centro cosmopolita tão importante como Moscow.
Em 2016, ele assumiu os fogões do Kazbek a pedido de Andrey Dellos, que foi até a Geórgia procurar um chef a altura do novo desafio. Mesmo quando criança, Mamiya ajudava sua mãe a cozinhar no restaurante da família e agora, ela é sua sous-chef.
Veja também:
SALA DE BATE PAPO