Kiev diz ter derrubado balões russos que voavam sobre a capital
Publicada em
Atualizada em
KIEV (Reuters) - Seis balões russos foram avistados sobre Kiev e a maioria foi abatida pela defesas aérea, informou a administração militar da capital ucraniana nesta quarta-feira.
O órgão disse que os balões podem estar carregando refletores de canto e equipamentos de reconhecimento, mas não especificou quando sobrevoaram a capital, embora alertas aéreos tenham sido emitidos na capital nesta quarta-feira.
'Segundo informações que agora estão sendo esclarecidas, eram balões que se moviam no ar sob a propulsão do vento', escreveu o órgão militar pelo aplicativo de mensagens Telegram.
'O propósito de lançar os balões era possivelmente detectar e esgotar nossas defesas aéreas'.
Pouco antes do anúncio, o porta-voz da força aérea ucraniana, Yuriy Ihnat, disse que a Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado, pode estar usando balões em uma nova campanha para preservar seus estoques de drones de reconhecimento.
“Drones de reconhecimento como o Orlan-10 agora estão sendo usados com mais moderação (pela Rússia), e eles pensaram 'Por que não usamos esses balões?' Então eles estão usando', disse Ihnat à televisão ucraniana.
Mais tarde, ele confirmou que as sirenes de ataque aéreo soaram na capital nesta quarta-feira por causa de balões voando no alto.
A Rússia não comentou imediatamente os relatos de balões sobre Kiev.
(Reportagem de Max Hunder e Pavel Polityuk)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO